Casa Alphaville Ipês

Neste projeto, Edmara Cavalcantte utilizou grandes panos de vido e vãos livres que conectam interior e exterior.

O que mais se destaca nesse projeto da arquiteta Edmara Cavalcantte é a composição tridimensional que, através do equilíbrio entre cheios e vazios, permite uma luminosidade interior semelhante à do exterior. De arquitetura contemporânea, a casa para um casal e uma filha foi construída em um terreno com aclive, por isso foi feito um aterro parcial, que permitiu a implantação do térreo como pavimento intermediário, garagem no inferior e a área íntima no superior, sendo todos interligados por elevador.
A profissional trabalhou com grandes vãos-livres, que abrigam o living, a varanda e a garagem, e ampliam a sensação de acolhimento. Os espaços são amplos e com circulação fluida, o que influenciou desde o layout até a escolha do mobiliário. A fachada em vidro proporciona leveza à construção, e, ao mesmo tempo, busca o aconchego através do uso da pedra e da madeira.
Foi ainda criado um rasgo de iluminação e ventilação sobre a escada, permitindo, além da iluminação de um jardim interno, a saída do ar quente pela cobertura. O mármore foi o material eleito como acabamento principal. Nos ambientes sociais e íntimos, foi usado o crema marfil, enquanto o travertino romano bruto reveste quase toda área externa.