Edmara Cavalcantte

Por acreditar que o foco de toda arquitetura é o ser humano, Edmara Cavalcante procura despertar os sentidos de quem vai habitar o espaço projetado

Por acreditar que o foco de toda arquitetura é o ser humano, Edmara Cavalcantte procura despertar os sentidos de quem vai habitar o espaço projetado, seja colorindo uma parede ou criando espelhos d’água, aberturas que captam a luz natural e a inserem no ambiente denunciando sombras e gerando contrastes; quando traz a natureza para o interior; quando ilumina os espaços de acordo com as funções a serem ali desenvolvidas, revestindo esses ambientes com maior ou menor grau do aconchego que ele exige.

Utilizando-se da inteligência tecnológica disponível, da enorme variedade de materiais e técnicas para a criação e execução de obras e soluções sustentáveis, a arquiteta se compromete em transformar as aspirações e desejos do cliente, muitas vezes colocados de forma subjetiva, em um sonho concretizado.
Falando em sustentabilidade, Edmara, que acaba de concluir um MBA em Construção Sustentável, entende que, como participante direta da cadeia da construção civil, deve basear-se neste princípio para criar não somente edifícios mais eficientes e melhores, como também contribuir para a formação de cidades e de um mundo melhor para as próximas gerações. Para ela, é  fundamental levar esta prática a todos os aspectos da sua vida, desde a gestão do escritório, passando pela concepção do projeto e condução da obra até a escolha dos fornecedores. Este compromisso com a qualidade levou Edmara a desenvolver trabalhos importantes, como as mais de 40 lojas para a rede Burger King em toda região Centro-Sul do país.

 
Para humanizar sua arquitetura cuidadosamente planejada, a profissional recorre a uma outra paixão: a arte. Trabalhos manuais e obras de arte são hobbies desde a infância e hoje ela possui um rico acervo, o qual inclui gravuras e pinturas de grandes artistas, entre eles Burle Marx, o grande pai do paisagismo brasileiro. Pouca gente sabe, porém ele, além de excelente paisagista, era também cozinheiro, cantor, tapeceiro e pintor .




 
Sua fascinação pelo lápis desembocou em uma afinidade com a pintura e com o desenho, embora a habilidade manual da arquiteta não pare por aí. Além de bordar muito bem, Edmara teve um de seus sonhos realizados ao ganhar recentemente uma máquina de costura dos filhos. Apesar de ainda criança costurar as roupas para suas bonecas, e influenciada pela mãe que costurava como ninguém, ficou muito tempo sem se aventurar por entre linhas e agulhas, agora, todavia, pretende retomar a atividade.

Email: edmaracavalcantte@hotmail.com

ENVIAR MENSAGEM / OBTER CONTATO