APARTAMENTO DO JOVEM CASAL

Lúdico e mágico este design assinado por Juliana Santana

A arquiteta e urbanista Juliana Santana deparou-se com um projeto desafiador. Um casal, com referências culturais completamente distintas entre si, foi para um apartamento, desejando um design que alinhasse o gosto de ambos e que atendesse o seu programa de necessidades. Ele, do Ceará, com fortes referências praianas e ela, sulista e amante de estruturas em madeira, como é tradição naquela região do país. Juliana abraçou o desafio e se apoiou nele para exercer seu potencial inventivo com total liberdade criativa.

Para começar, ela definiu um tapete em passadeira para marcar um dos eixos de sua atuação, como uma grande obra de arte no piso. A arquiteta, em seus projetos, consegue, com propriedade, criar composição entre obras com forte personalidade e um design de interior acessível e aconchegante, e, exemplo disso, é este criativo apartamento, onde Juliana contextualizou o design utilizando estilo orgânico e despojado.

A arquiteta pôde colocar em prática técnicas avançadas de arquitetura, como, por exemplo, o sistema de ventilação cruzada – que reduz, em muito, a necessidade de um ar-condicionado. O uso de portas deslizantes com venezianas de madeira complementa a livre circulação da ventilação natural e é uma marca do projeto. Para desenvolver o programa de necessidades do casal, também foi demolido um quarto, que deu espaço para o home theater e para o home office. Como destaques no design, aparecem a mesa de centro em pigmento azul, da OVO, estabelecendo relação visual com o ponto alto do décor do living: o estofado vermelho, de Jorge Zalszupin. Na copa, todas as atenções se voltam para o revestimento divertido – assinado pela espanhola Catalina Estrada – que faz papel de obra de arte. O estilo vintage reina pelos detalhes, criando uma atmosfera extremamente aconchegante. Marcas que participaram: Lumini, Arquivo Contemporâneo, ZHB Marcenaria e Obra, Madelam, Galeria de La Pietra, Uma Casa, Galeria Clima, Quadra Interiores e Fernando Jagger.