BANKSY EM APOIO À SÍRIA

Artista britânico recria uma de suas mais famosas imagens para campanha de apoio às vítimas da guerra no país.

Publicado em: 27/03/2014
O artista de street art contemporâneo mais famoso do mundo (e que ninguém sabe qual sua verdadeira identidade) chamou a atenção da mídia mundial mais uma vez. Sempre polêmico com suas obras, que, de maneira ora singela ora escancarada, discutem os principais problemas da humanidade, ele agora mostra-se em apoio às vítimas da guerra na Síria. Com mais de 140 mil mortos e 2,5 milhões de refugiados em países vizinhos, sendo 1.2 milhões deles crianças, o conflito já dura três anos e, para fazer mais um alerta, Banksy recriou sua icôninca Menina do Balão, de 2002, feita em Londres. A imagem da menina ocidental que larga o balão vermelho em forma de coração transformou-se em uma menina síria, com trajes típicos do país.



A nova versão do grafite foi projetada em vários locais de destaque internacional, como a Coluna de Nelson, em Londres, e a Torre Eiffel, em Paris. Além disso, houve lançamento de balões  vermelhos em praças de todo mundo.



O desenho faz parte da camapanha #withsyria, que é uma coalisão de 115 grupos humanitários e de direitos humanos de 24 países, entre elas as organizações Save the Children, Oxfam e Amnesty International. No site de Banksy há ainda um pronunciamento no qual ele presta homenagem às 15 crianças detidas por fazerem graffittis pró-democracia. Como detenção, os jovens passaram por tortura, desencadeando os primeiros protestos contra o regime de Bashar al-Assad, em março de 2011.

Assista abaixo ao vídeo da campanha:

COMENTÁRIOS

  • Selma Andrade - 02/04/2014 12h39
    Mesmo sendo polêmicas, as obras de Bansky trazem a realidade,fazem a gente pensar e se emocionar. O video da campanha ficou lindo e muito emocionante.

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.