BANKSY x OS GEMEOS

Durante o que ficou conhecido como “o mês de Banksy em NY”, o artista realizou uma efêmera parceria com Os Gêmeos brasileiros.

Publicado em: 05/06/2014
Durante um mês, no ano passado, o enigmático artista britânico, Banksy, cuja identidade permanece oculta, fez aparições diárias pelas ruas de Nova York, deixando loucos, fãs e jornalistas do mundo todo. A cada dia uma surpresa, um local inusitado, uma arte nova, e novamente o anonimato. Em uma dessas aparições, ele colocou cerca de 30 telas pintadas e assinadas por ele próprio à venda no Central Park, por apenas 60 dólares, e apenas 3 pessoas pararam para comprar. Incrédulos, esses amadores de arte sortudos descobriram mais tarde que haviam adquirido, por uma bagatela, obras originais do artista, que recentemente teve um mural leiloado com lance inicial de 1,3 milhões de dólares. E assim foi, durante todo o mês de outubro. E como quem marca um café ali, com um colega de profissão, ele se encontrou com a dupla de grafiteiros brasileiros, Os Gêmeos, sob uma ponte da cidade, um encontro aclamado pelos críticos como o melhor encontro da street art do mundo.



Nomeada Better Out Than In, a parceria entre Banksy e Os Gêmeos trazia duas telas que foram expostas por um dia em baixo da charmosa High Line (conheça mais sobre este jardim suspenso aqui), em uma área pacata de Manhattan (se é que isso existe). Os três artistas são conhecidos por trazer aos muros críticas a modelos sociais, e neste caso as mensagens eram duas. A primeira, uma homenagem às várias manifestações populares que vinham ocorrendo no mundo desde a primavera árabe até os protestos nas ruas do Brasil, e a segunda uma crítica às galerias. Como artistas de rua que são, Os Gêmeos e Banksy defendem esse tipo de vitrine, pública e gratuita, que as ruas fornecem. E entre uma avenida e outra, em baixo da ponte, eles ironicamente simularam um ambiente de galeria, com seguranças, iluminação, banquinhos, cordões para manter a distância entre o público e as telas e até mesmo um áudio guia.



 Os Gêmeos, Gustavo e Otávio Padolfo, já conhecidos do público do portal, são paulistanos que assim como Banksy, saíram das ruas para as grandes galerias do mundo todo, mas nunca perderam a convicção de intervirem nas ruas sempre que possível. O último trabalho da dupla, do qual falamos aqui, foi grafitar o avião que levará a seleção brasileira aos jogos do mundial. O estilo inconfundível da dupla, alia arte urbana contemporânea a folclore e historias populares da cultura brasileira. Com seus personagens quase sempre de pele amarela, carregando adornos, roupas e acessórios das mais variadas cores e estilos, é fácil reconhecer quando se está diante de um trabalho da dupla. Atualmente trabalham no lançamento de um livro com edição limitadíssima chamado 99prints.



Banksy, é o pseudônimo de um famoso desconhecido, ou melhor um desconhecido extremamente famoso. Ele começou sua carreira anonimamente pelas ruas de Bistrol e Londres, como qualquer grafiteiro, mas uma vez reconhecido artisticamente, ele optou por se manter assim (embora hoje muitos adorariam ter um grafite seu em sua porta). Nascido em 1974 em Bistrol, Banksy trabalha principalmente com estêncil em suas obras repletas de conteúdo social, comportamental e político, mostram com muito sarcasmo e uma boa dose de humor, sua aversão aos conceitos de autoridade e poder.


Fotos: Flávio Oota para I Hate Flash

Em 2010, Banksy dirigiu um documentário extremamente pertinente e bem recebido pelo público. Indicado ao Oscar de melhor documentário, ‘Exit Through the Gift Shop’, no Brasil, ‘Saída pela loja de presentes’, não trata apenas de arte urbana, arte moderna, conceitual ou essencialmente da arte. É um documentário sobre fama, loucura, obstinação e as pessoas que produzem obras que movimentam fortunas a cada ano. Sua criatividade espontânea e ímpar conquistou as grandes galerias de fine art e repercussão internacional, o consagrando como o maior fenômeno pop da arte depois de Andy Warhol.
Confira o vídeo e o áudio guia da exposição que nós do Anual Design selecionamos para vocês.


Caso queira ver também a matéria do avião brasileiro grafitado pela dupla paulista que irá transportar a seleção nacional durante a Copa do Mundo, clique aqui.