O NOVO MUSEU DE JEAN NOUVEL

Arquiteto ganhador do prêmio Pritzker vai projetar o novo Museu Nacional de Arte da China.

Publicado em: 16/08/2013
O arquiteto francês Jean Nouvel, que dispensa apresentações, levou a melhor na concorrência feita para o projeto do novo Museu Nacional de Arte da China (NAMOC), em Pequim. Na disputa estavam arquitetos tão aclamados quanto o francês, como Frank Gehry e Zaha Hadid, mas Nouvel superou todos com um projeto que tem como partido uma imensa estrutura baseada na simplicidade de uma única linha.



Tanto o resultado oficial da concorrência como mais detalhes sobre a nova construção não foram divulgados. O que está circulando são as informações que o assessor do arquiteto, Oliver Schumitt, confirmou em entrevista ao portal de notícias Dezeen. "Por uma notificação enviada no dia 25 de julho de 2012 e assinado pelo Museu Nacional de Arte da China, Jean Nouvel (Ateliers Jean Nouvel) e Beijing Institute of Architecture Design (BIAD) foram declarados vencedores pelo júri do concurso internacional para a construção do NAMOC em Pequim", contou Schumitt.





O novo NAMOC tem previsão para ser inaugurado em 2015 e será projetado para receber 12 milhões de visitantes anualente, sendo o museu mais movimento do mundo. Ele vai ser construído em um novo distrito cultural do Parque Olímpico e vai abrigar peças de arte do séc. 20 e de caligrafia.