D-EDGE
São Paulo abriga uma das melhores clubs de música eletrônica do mundo. Os onze anos de sucesso do D-EDGE, considerada (…)
Publicado em: 23/08/2011
São Paulo abriga uma das melhores clubs de música eletrônica do mundo. Os onze anos de sucesso do D-EDGE, considerada a 16ª casa noturna do mundo de acordo com a revista especializada DJ Mag, se deve ao investimento na programação e na tecnologia, segundo o proprietário e DJ Renato Ratier. “A nossa programação já trouxe para a cidade os mais notáveis DJs e produtores do mundo e tecnologia, que sempre esteve lado a lado com esta vertente da música”, explica.

Localizado na Barra Funda desde 2003, o club foi responsável pela transformação da região em um pólo de entretenimento e sua história confunde-se com o advento da música eletrônica no país, com o movimento que retirou o estilo do meio underground e o levou ao mainstream.

Criado primeiramente em Campo Grande (MS), o D-EDGE foi para São Paulo em 2003. O trabalho do designer Muti Randolph, responsável pelo projeto da casa, que foi executado pela Triptyqye Arquitetura, trouxe o melhor da tecnologia para dentro da boate. Randolph desenvolveu um software que permite que faixas de luzes mudem de cor em sincronia com a música. “As luzes são como circuitos 3D no espaço. Esta é uma máquina de luz”, diz o criador do sistema. Os 200 retângulos de luz que cortam paredes, teto e chão e os três painéis verdes de LEDs que se movimentam conforme o ritmo da música envolve o público, proporcionando uma sensação única.

Com vista para o Memorial da América Latina, do Oscar Niemeyer, a casa abre de segunda a sábado com uma programação primordialmente eletrônica, mas que abre espaço para outros estilos. Um diferencial do D-EDGE é o SuperAfter, que começa às 5h da manhã do domingo e vai até o meio dia, programa para os que procuram diversão até o último momento.