RESIDÊNCIA CAMBURY

Camburi, no litoral paulista, foi escolhida pelo arquiteto, surfista e designer Carlos Motta para construir sua casa de veraneio em 1985.

Camburi, no litoral paulista, foi escolhida pelo arquiteto, surfista e designer Carlos Motta para construir sua casa de veraneio em 1985. A residência foi concebida como um refúgio para escapar da correria da vida urbana e servir como fonte de inspiração para suas criações. A casa é definida pelo próprio arquiteto como “bem hippie”, implantada próxima a uma nascente e sem grandes luxos, com um visual natural e rústico.

Segundo Carlos Motta, quando chegou até a região observava os animais como cotias, calangos e tamanduás, mas não via suas casa. Então pensou que teria que agir da mesma forma. Por isso, trabalhou o projeto com o mínimo de intervenções na paisagem natural, implantando os pilares de sustentação sem fazer perfurações e mantendo as árvores nativas. A madeira foi amplamente utilizada em toda a construção, das paredes e pisos ao mobiliário.

A casa foi implantada numa “piramba”, um terreno acidentado que na época ninguém queria comprar. Para chegar até a porta de entrada é preciso vencer 147 degraus ladeados pela vegetação exuberante. No interior da residência, Carlos Motta implantou os ambientes de forma a promover a ventilação cruzada, mantendo a temperatura amena. A área externa recebeu varandas suspensas sobre a mata e um mirante com vista privilegiada para o mar. Merecem atenção os móveis em madeira rústica desenhados pelo arquiteto e os tons verdes e marrons predominantes na residência que mimetizam o entorno.
 
Ficha Técnica:
Local: Camburi-SP
Ano: 1985
Projeto de Arquitetura e Interiores: Carlos Motta
Fotos: Rômulo Fialdini

COMENTÁRIOS

  • Equipe Anual Design - 11/11/2014 12h03
    Olá, Carolina. O nome da residência é Cambury, como você pode checar no site oficial do arquiteto.
  • Carolina - 09/11/2014 18h20
    O nome desta casa do Carlos é Residência Cambury, ou Residência Camburi, como o nome da cidade? Aguardando resposta.

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.