JARDIM HANA ZAKI - ALEX HANAZAKI

O paisagista Alex Hanazaki fez uma leitura poética do interior paulista de sua infância com os traçados geométricos das plantações e formas soltas dos vales, para criar o jardim de entrada da casa.

O paisagista Alex Hanazaki fez uma leitura poética do interior paulista de sua infância com os traçados geométricos das plantações e formas soltas dos vales, para criar o jardim de entrada da casa. A Mostra Black edição 2012 foi montada numa casa modernista da década de 1960, assinada pelos arquitetos Raimundo da Rocha Diniz e Sidonio Porto, no bairro de Alto de Pinheiros em São Paulo capital, onde 22 profissionais mostraram sua visão do que é ser Black.

O paisagista deu ao espaço seu próprio nome: Hana Zaki que significa “crescimento da flor”. Trabalhando este conceito, Alex Hanazaki utilizou elementos como belos espelhos d´água, pedras naturais, um pergolado de cordas e o inusitado “first glance”: uma espécie de olho mágico no muro de entrada de onde se pode vislumbrar o jardim. Nesse ambiente se destacam as centenárias cerejeiras Okinawa, o deque de madeira reciclada, as luminárias de chão de LED que possuem baixo consumo e as plantas e pedras com certificado verde, demonstrando a preocupação do paisagista com a questão ecológica e sustentável no ambiente.

O espaço possui 800 metros quadrados, onde 400 metros foram utilizados para o cultivo das hortaliças numa versão contemporânea. A grande horta estruturada em formas geométricas abriga temperos variados como hortelã, manjericão, salsinha, alecrim, etc, e transmite toda a leveza do estilo oriental nos materiais e composição. O mobiliário e cobertura se misturam à paisagem através da madeira rústica, metal e corda. Cerca de 1200 mudas de bambu cercam o jardim, onde os espelhos d´agua representam os rios e as pedras, as montanhas. Segundo o Alex Hanazaki, o jardim pode ser definido como um resgate da simplicidade.

Se você quer saber mais sobre outros projetos do paisagista Alex Hanazaki, clique aqui e confira o episódio no Rolê Design.

 
Ficha Técnica:
Localização: São Paulo-SP
Ano: 2012
Área: 800m²
Projeto Paisagístico: Alex Hanazaki
Fotos: Bianca, Kátia Kuwabara e Luciana Giuliani