CASA DA LAGOA DO URUAÚ

Localizada em uma paisagem exuberante, entre as dunas e o mar, o projeto aproveitou o declive natural do terreno promovendo uma perfeita integração ao ambiente natural.

Esta casa foi idealizada para os momentos de lazer para um casal com três filhos. Localizada em uma paisagem exuberante, entre as dunas e o mar, o projeto aproveitou o declive natural do terreno promovendo uma perfeita integração ao ambiente natural. Longe da monotonia das casas de praia convencionais, a arquitetura da Paraqueira Uruaú foi projetada em três níveis, aproveitando a brisa marítima e dispensando o uso do ar condicionado. O desenho do telhado em forma de asa delta é uma marca registrada da arquitetura de Gerson Castelo Branco.

A entrada da residência se dá pelo nível intermediário, cruzando-se uma rampa sobre um espelho d´água. Neste pavimento estão localizados o living e o home theater. Há ainda três mirantes que se abrem para bela vista exterior. A madeira de Eucalipto é um dos destaques da construção, juntamente com a madeira especial Cavaco, utilizada no telhado, proveniente do Pará. A madeira de Ipê foi utilizada por Gerson Castelo Branco nos portais das portas e esquadrias das janelas. Os amplos panos de vidro permitem a total integração à natureza.

Os quartos estão localizados no pavimento inferior, incluindo a cozinha, a adega e área de serviço. Estes ambientes são bem ventilados através de grandes aberturas. Neste nível também foram implantados a piscina, a sauna, o salão de jogos e a garagem para carros e barcos. Gerson Castelo Branco recebeu reconhecimento internacional através de várias premiações e teve seus projetos incluídos em diversas publicações de arquitetura e design nacionais e internacionais, entre elas a prestigiada revista americana Architectural Digest comparou suas obras às do gênio de Frank Lyoyd Wright.
 
Ficha técnica:
Localização: Lagoa do Uruaú-CE
Número de Pavimentos: 3
Projeto de Arquitetura e Interior: Gerson Castelo Branco
Fotos: Gerson Castelo Branco