CASA SOROCABA

O cliente queria uma casa toda branca, por isso, o arquiteto manteve as formas das Paraqueiras, mas trabalhando com o aço.

O cliente queria uma casa toda branca, por isso, o arquiteto manteve as formas das Paraqueiras, mas trabalhando com o aço. Localizada em Sorocaba, interior paulista, a residência reflete o estilo de vida dos proprietários que valorizam a arte e convívio familiar. Gerson Castelo Branco utilizou extensos panos de vidro e acabamentos claros que ofereceram leveza à estrutura de aço que sustenta a casa. O pé-direito duplo garantiu a total integração dos ambientes sociais com amplitude e luminosidade a qualquer momento do dia. Estes ambientes foram voltados para a área de lazer com foco no conforto e na funcionalidade.

Como o terreno era generoso, com 3,2 mil metros quadrados, permitiu a implantação de uma ampla piscina com traçado orgânico, marca registrada do profissional. Com borda em pedra São Tomé, a piscina envolve a casa e contracena com o movimento da arquitetura. Um avanço do telhado protege a superfície envidraçada contra a incidência direta do sol. Nos interiores da casa, a iluminação zenital é um dos destaques deste projeto e foi ampliada com a criação de um teto de vidro térmico. Fazendo um contraponto com o predomínio do aço pintado de branco e o vidro, Gerson Castelo Branco utilizou a madeira marfim no piso das áreas de circulação e dos ambientes sociais.

No décor, vale destacar ainda os móveis de design e as peças de arte garimpadas em viagem pela família. O hall de entrada possui poucos, mas importantes objetos decorativos que humanizam o espaço. Portas de medidas generosas e painéis trabalhados em relevo fazem uma interessante composição e são destacados pela iluminação. O living recebeu mobiliário em linhas retas e cores neutras como as poltronas Barcelona de Miers Van der Rohe. No ambiente de jantar, móveis design, mesa com tampo de mármore Carrara, telas e esculturas de acordo com o gosto apurado dos proprietários.
 
Ficha técnica:
Localização: Sorocaba-SP
Área construída: 1000 m2
Número de Pavimentos: 2
Projeto de Arquitetura e Interior: Gerson Castelo Branco
Fotos: Gerson Castelo Branco

COMENTÁRIOS

  • Parabéns Pelo Seu Trabalho - 14/09/2012 20h41
    como posso descrever um exelente artista arquiteto e humanista seu trabalho é um exmplo de beleza funcionalidade, integração dos ambiente, parabéns parabéns pelo seu trabalho inspirador da arquitetura brasileira

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.