CASA FORTIM

Localizada em Fortim no estado do Ceará, esta casa combina a beleza natural com design, soluções criativas de arquitetura e tecnologia.

Localizada em Fortim no estado do Ceará, esta casa combina a beleza natural com design, soluções criativas de arquitetura e tecnologia. Como outras obras de Gerson Castelo Branco, a construção utiliza a técnica da Paraqueira que consiste em uma arquitetura tradicional aliada a elementos naturais e artesanais que propiciam ambientes rústicos, mas com um toque sofisticado e diferenciado.

Para a estrutura desta construção, o arquiteto mesclou o Eucalipto autoclavado, pedras e longos panos de vidro que dão transparência à casa e promovem integração à paisagem natural, resultando numa residência tropical com o tom certo para o Fortim. A madeira é um dos materiais mais utilizados por Gerson Castelo Branco, está presente na ponte que facilita o acesso da construção para a área dos barcos, na escada que liga o ambiente interno ao externo, além de ser usada entrelaçada de diversas maneiras e também na decoração.

O living com pé-direito triplo ganhou frescor e luminosidade com a utilização dos panos de vidro. Na sala de jantar, objetos de artesanato local com predomínio de cores terrosas. O mobiliário eleito pelo arquiteto inclui estofados em algodão, poltronas em fibra natural e tapete em sisal, uma mistura de materiais, sua marca registrada. Na área íntima, o décor é composto por peças simples e objetos artesanais. Para a área externa, ele elegeu um mobiliário mais rústico. O projeto paisagístico, também de autoria de Gerson Castelo Branco, valorizou a fachada da casa.
 
Ficha técnica:
Localização: Fortim-CE
Ano: 2000
Área: 1000 m2
Número de Pavimentos: 2
Projeto de Arquitetura, Interior e Paisagístico: Gerson Castelo Branco
Fotos: Gerson Castelo Branco