Restaurante C-House

A gastronomia sueca é marcada pelo minimalismo típico da cultura escandinava. Para o restaurante C-House, no Affinia Hotel ...

A gastronomia sueca é marcada pelo minimalismo típico da cultura escandinava. Para o restaurante C-House, no Affinia Hotel de Chicago, Arthur Casas apresentou uma proposta igualmente simples e leve. Capitaneado pelo chef de origem etíope criado na Suécia, Marcus Samuelsson, que foi considerado por duas vezes o melhor chef de Nova York, segundo o James Beard Award, o Oscar da gastronomia americana, o restaurante é especializado em peixes e frutos do mar.
 
A temática da culinária influenciou a escolha do arquiteto pelo clima náutico na ambientação do restaurante. Simplicidade e sofisticação dão a tônica na escolha dos elementos rústicos e materiais orgânicos que compõem o projeto. O programa inclui um amplo bar de preparação de peixes crus, sashimis e marinados, onde os clientes podem acompanhar o preparo. A cozinha é aberta, situada atrás do bar, podendo ser visualizada de vários pontos do local. Dividindo o restaurante e o lobby do hotel está a adega exposta. Um painel de cobre, luminárias hi-tech de Tom Dixon e uma mesa comunitária que se comunica com o lounge são os outros destaques do espaço.
 
Localizado no piso superior, o lounge é um espaço mais reservado onde é oferecido um menu especial. Decorado com fotos de Ancar Barcalla em suas aventuras pelo Oceano Atlântico a bordo de um barco de 35 pés, o ambiente também segue a temática náutica. O resultado é um restaurante chique, mas ao mesmo tempo despretensioso marcado pelo uso de materiais naturais e tapeçaria. Samuelsson adora o Brasil e segundo Casas, um dos motivos para a escolha de um brasileiro para realizar o projeto de seu restaurante, foi a nossa capacidade de harmonizar os opostos.
 
Ficha técnica:
Local: Chicago-EUA
Ano: 2008
Área: 268 m²
Projeto de arquitetura e interior: Arthur Casas
Fotos: Leonardo Finotti