Mostra Black 2011 - Biblioteca

Para responder ao tema da primeira edição da Hyundai Mostra Black, realizada de 22 de junho a 17 de julho de 2011, Jorge Elias ...

Para responder ao tema da primeira edição da Hyundai Mostra Black, realizada de 22 de junho a 17 de julho de 2011, Jorge Elias idealizou uma biblioteca que passeia por estilos e épocas. O ambiente foi definido pelo próprio arquiteto como uma caixa clássica com obras de arte modernas e contemporâneas. Da antiga biblioteca do casarão anos 40 assinado por Jacques Pillon, Jorge aproveitou as estantes e boiseries originais e reinventou o espaço.
 
A biblioteca é um mix de épocas, indo desde o século 18 até o 21, passando pelo Art Déco, anos 40 (uma referência à sede do evento), chegando até a atualidade. Como uma grande galeria, abriga peças que representam os vários movimentos artísticos ao longo do tempo como a mesa de centro do designer francês Gilbert Poillerat e mesas laterais francesas que representam a década de 40, compondo com poltronas Art Déco.
 
As paredes foram revestidas por tecidos adamascados, fazendo uma composição interessante com as cortinas listradas, o sofá Chesterfield de veludo e objetos africanos. Um lustre em formato de pagode pendurado entre samambaias dão um efeito singular ao espaço. Destaque para a poltrona Hand Chair, desenhada pelo italiano Pedro Friedeberg, ícone dos anos 60 e peça de colecionador, e para a escultura “O Pássaro Azul” de Rogério Degaki.
 
Decorando paredes, o arquiteto colocou fotografias assinadas por JR Duran, Steven Meisel e Bruce Weber, gravuras de Picasso e desenhos de Marc Chagall e Fernando Botero, que passam um conceito intimista. Jorge Elias explica que concebeu um ambiente mais autoral, feito com as coisas que ele realmente gosta, da escolha do mobiliário até as obras de arte.
 
Ficha técnica:
Localização: São Paulo-SP
Ano: 2011
Número de pavimentos: 1
Projeto Arquitetônico: Jacques Pillon
Projeto de Interior: Jorge Elias
Fotos: André Klotz e Luis Gomes 

COMENTÁRIOS

Celma 14/04/2017 18h03

Coisas lindas - decoração maravilhosa. Parabéns pelo bom gosto. É bom de ver e apreciar. Abs.

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.