Mostra Black 2011 - Black Garden

Em um casarão de 1500 metros quadrados de área, erguido na década de 40 pelo arquiteto francês, Jacques Pillon, ...

Em um casarão de 1500 metros quadrados de área, erguido na década de 40 pelo arquiteto francês, Jacques Pillon, profissionais responderam ao seguinte desafio: o que é Black para você? Foi primeira edição da exclusiva Hyundai Mostra Black que aconteceu de 22 de junho a 17 de julho de 2011. O paisagista Marcelo Faisal respondeu esta questão com um jardim cenográfico que teve como base o carvão vegetal, uma matéria-prima ecologicamente correta.
 
A proposta de Marcelo foi criar um jardim original que mexesse com os sentidos e a percepção dos visitantes. Ele apostou em esculturas de vidro soprado que remetem ao trabalho do artista Dale Chihuly e geram um efeito visual surpreendente. Ao anoitecer, luzes coloridas iluminam as peças deleitando os passantes.
 
Para reforçar o conceito “Black”, Faisal escolheu poltronas negras para decorar o deck do mesmo tom. O espaço ganhou ainda um pergolado também Black. A simetria é um dos destaques deste projeto que desconstrói o que já se pensou para um jardim. O carvão usado como forração surpreende pelo inusitado e o olhar é atraído para as espécies exóticas, com uma plasticidade única, como a agave filamentosa, um verdadeiro “ouriço verde”.

Ficha técnica:
Localização: São Paulo-SP
Ano: 2011
Número de pavimentos: 1
Projeto Arquitetônico: Jacques Pillon
Paisagismo: Marcelo Faisal
Fotos: André Klotz

COMENTÁRIOS

  • Mario Diadami Jr - 23/01/2014 08h25
    "...o efeito do negro destacando a vegetação ao mesmo tempo que diz: olha, o que importa é a vida, as coisas animadas...os seres vivos! Ficou muito bom. Criar imagens, paisagens...são efeitos de luz e reflexão...o projeto merece um parabéns!

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.