Aeroporto de Belém

Concebido pelo arquiteto Sérgio Parada para atender uma demanda de 2,5 milhões passageiros por ano, o Terminal do Aeroporto ...

Concebido pelo arquiteto Sérgio Parada para atender uma demanda de 2,5 milhões passageiros por ano, o Terminal do Aeroporto de Belém possui um partido linear. Dividido em dois pavimentos, intercalados por um piso técnico, a área construída possui cerca de 27 mil metros quadrados.
 
Devido às condições climáticas da região, o projeto previu uma construção totalmente lacrada devido à necessidade do uso de ar condicionado. No entanto, o arquiteto procurou trabalhar a integração entre o grande saguão de embarque e desembarque. Foi inserida uma grande cortina de vidro que secciona estes espaços e garante a continuidade espacial.
 
A praticidade é uma das características do projeto. As operações de check-in de embarque e desembarque são feitas no mesmo pavimento. No primeiro pavimento ficam as salas de embarque e toda a zona de exploração comercial do aeroporto.
Os grandes espaços ganharam uma iluminação indireta. Totens foram projetados para comandar os sistemas de luz, som e ar condicionado. O destaque deste projeto é a integração dos espaços que proporciona ao usuário um ambiente prático, confortável e funcional.
 
Ficha técnica:
Localização: Belém-PA
Ano: 1997/1999
Área construída: 33000 m²
Projeto de Arquitetura: Sérgio Roberto Parada e equipe
Luminotécnica: Light Design
Fotos: Octavio Cardoso

COMENTÁRIOS

  • Contra Timeline - 16/12/2013 22h00
    O nosso SBBE realmente é lindo. Conheço bem e amo muito esse aeroporto, mas eu acho que com o tempo ele se tornou pequeno demais para a nossa grande Belém que cresce a cada dia.

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.