Pizzaria Fiammetta

A Pizzaria Fiammetta, de autoria de Miguel Pinto Guimarães, está localizada no Rio Plaza Shopping, no bairro do Botafogo no ...

A Pizzaria Fiammetta, de autoria de Miguel Pinto Guimarães, está localizada no Rio Plaza Shopping, no bairro do Botafogo no Rio de Janeiro. O forro de madeira com desenho irregular, semelhante a uma pequena onda; e as grandes chaminés dos fornos de tijolos que cortam o salão são os destaques do ambiente. O programa da pizzaria segue, de forma geral, o da filial da Barra da Tijuca, também projetado por Miguel em parceira com Thiago Bernardes.
 
Mas a área da Fiammetta Botafogo é maior, possibilitando ao arquiteto jogar com os elementos de forma mais cênica. As chaminés são os dois únicos elementos verticais do ambiente. Implantadas bem no centro do salão de cerca de 400 metros quadrados, foram construídas com tijolos. Com o auxílio de espelhos fixados no teto, elas parecem ter o dobro da altura. A impressão é reforçada porque os clientes não ultrapassam os limites da área de trabalho dos pizzaiolos, definida pelo balcão com tampo em mármore.
 
O outro elemento cênico são as ripas do forro, onde o arquiteto utilizou madeira de Eucalipto de reflorestamento. O desenho forma um tipo de marola que foi conseguido com a fixação de arcos metálicos curvos que se alternam em ondas. Além de dar personalidade ao espaço, o forro também esconde os dutos de ar-condicionado, exaustão e instalações elétricas. Pequenas luminárias pendentes de cobre iluminam de baixo para cima o ripado ondulante, projeto luminotécnico assinado por Inês Benevolo.
 
Além da madeira de reflorestamento e o cobre, os materiais utilizados no projeto foram: a madeira de demolição que cobre o piso da pizzaria e a alvenaria do bar, e os tijolos artesanais que revestem paredes e fornos que vieram da cidade de Tiradentes em Minas Gerais. Três aberturas verticais permitem a visualização do movimento da cozinha.

Ficha técnica:
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 2003/2004
Área: 554 m²
Projeto de Interior: Miguel Pinto Guimarães
Projeto Luminotécnico: Inês Benevolo
Fotos: Kitty Paranaguá

COMENTÁRIOS

  • Magda Lopes R. Orofino - 24/08/2014 17h01
    GOSTARIA DE FALAR SOBRE ESTE PROJETO NO SEMINÁRIO DA FIAMFAMM, dia 27-08-14, PORÉM NECESSITO DA PLANTA TÉCNICA E UM CORTE . Obrigada. Magda L> R. Orofino Matricula nº 6077692

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.