Casa do Mirante - Casa Cor São Paulo 2010

Débora Aguiar mais uma vez fica com o maior ambiente da Casa Cor São Paulo, em 2010, e constrói em 30 dias de obra limpa ...

Débora Aguiar mais uma vez fica com o maior ambiente da Casa Cor São Paulo, em 2010, e constrói em 30 dias de obra limpa a Casa do Mirante, com 380 metros quadrados e estilo particular já conhecido pelo público. Assim como no ano anterior, quando ganhou o prêmio de Projeto Mais Sustentável com o seu Refúgio do Velejador, a arquiteta mais uma voz aborda a sustentabilidade e integração dos espaços com o meio ambiente presente no Jockey Club paulistano ao colocar grandes janelas de vidro por toda a casa.
 
Em todo o projeto pode-se ver o uso de madeiras e tons claros, peças fundamentais nos projetos de Débora, mas também um pouco mais cor, desde o preto a tons de verde e vermelho, e também o peças de couro. “A utilização do couro permite criar uma atmosfera acolhedora e sofisticada, porque é um material nobre. Além de tudo, o couro liso permite melhor absorção dos ruídos e deixa o ambiente melhor preparado para o uso do home theater”, explica Débora. Sofás, mesas de centro e até paredes foram revestidos com couro de boi e também couro de porco tratado.
 
O rústico está presente no projeto. Tanto o piso quanto a mesa de jantar foram feitas a partir de madeiras reaproveitadas, as esquadrias de vidro permitem que a natureza faça parte do interior da casa e a cozinha e a sala são integradas. Pensando na acessibilidade do projeto, a arquiteta facilitou o acesso de portadores de necessidades especiais ao construir duas grandes rampas, parapeito de vidro para proteção e amplas passagens entre os ambientes sem portas.
 
Outro ponto alto do projeto é a sala de banho, que também segue a proposta de integração do exterior com o interior. As vidraças podem ser cobertas com persianas nos momentos em que se busca privacidade, mas podem revelar a natureza ao redor da construção para momentos de contemplação na banheira de mármore tailandesa, de três toneladas, que exigiu a execução de um reforço estrutural para suportar a carga.
 
Débora Aguiar buscou contrastes no projeto luminotécnico de sua Casa do Mirante. Nele, ela optou por abajures, LEDs e luz indireta e natural sobre o mobiliário com o intuito de promover um equilíbrio entre tecnologia, sofisticação e praticidade.
 
Ficha Técnica:
Localização: São Paulo-SP
Ano: 2010
Área: 380m²
Número de Pavimentos: 1
Projeto Arquitetônico e Interior: Débora Aguiar
Fotos: Divulgação 

COMENTÁRIOS

  • Sirley Alcantara - 07/09/2013 21h40
    GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO FAZER UM PROJETO PRA MINHA VARANDA, MESMO EU MORANDO EM MARINGA NO PARANA

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.