Casa Butantã

A Casa Butantã, na verdade são duas casas gêmeas, com estrutura praticamente iguais, projetadas por PAULO MENDES DA ROCHA .

A Casa Butantã, na verdade são duas casas gêmeas, com estrutura e planta praticamente iguais, projetadas pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha para si mesmo e para sua irmã, no bairro Butantã em São Paulo. Foram projetadas e executadas entre 1964 e 1966, auge do acirramento do clima político no Brasil. Neste período estava em discussão o modelo de desenvolvimento a ser seguido pelo país e, neste contexto, debatia-se também o uso dos pré-moldados na arquitetura. Paulo Mendes da Rocha disse que as casas do Butantã foram pensadas como “um ensaio de peças pré-fabricadas”.
 
Localizadas lado a lado, cada residência é composta por um único pavimento elevado, correspondente à cota mais alta do terreno. Cada casa fica apoiada sobre quatro pilares, criando um patiozinho estrategicamente protegido, onde ficam a garagem e serviços. Grandes faixas contínuas e escadas de acesso às portas de entrada ao pavimento superior repetem-se igualmente, em ambos os lados.
A estrutura modulada com detalhamento mínimo: um só caixilho para todas as aberturas, o sistema estrutural simples com apenas quatro pilares, duas vigas mestras e lajes nervuradas são índices da racionalidade que o arquiteto imprimiu a este projeto. O programa contempla uma planta com sistema tripartido com organização por setores: áreas social, íntima e de serviço.
 
Como mais tarde, Mendes da Rocha faria na Casa Gerassi, as áreas de circulação intermediárias são diluídas, promovendo uma maior integração entre o setor íntimo e social da casa. Também chamam a atenção: a ausência de janelas nos quartos, as paredes que param a meia altura e os móveis fixos. Com divisões não tão nítidas, é uma casa que se volta para dentro. Pode-se dizer que as Casas do Butantã foram um ensaio para a realização da Casa Gerassi, também em São Paulo, mais de vinte anos depois.
 
Ficha técnica:
Localização: São Paulo-SP
Ano: 1964/1966
Área: 760 m² terreno - 250 m² construída
Número de pavimentos: 2
Projeto de arquitetura: Paulo Mendes da Rocha
Fotos: Nelson Kon e Santiago Carvajal 

COMENTÁRIOS

  • Jaqueline Martins - 28/10/2015 14h29
    Sou uma grande admiradora da obra, e por coincidência, estou no primeiro ano do curso de Arquitetura e Urbanismo, estou iniciando um trabalho junto a um grupo sobre a obra. Seria possível uma visita ao local para conhecermos?

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.