Restaurante Gabriel

Os sócios do aclamado Restaurante Gabriel, João Bordon, Fernando Droghetti, Brasílio de Alcântara Machado, Alan ...

Os sócios do aclamado Restaurante Gabriel, João Bordon, Fernando Droghetti, Brasílio de Alcântara Machado, Alan Castellani e Roney Moreira, convidaram Sig Bergamin para decorar o interior do estabelecimento. Como o restaurante paulistano foi inspirado na cultura marroquina e mediterrânea, com alguns toques asiáticos e até mesmo brasileiros, o arquiteto seguiu esta linha para montar ambientes descontraídos e bastante coloridos. Tais características fazem com que este projeto case perfeitamente com o estilo de Sig, que pode ousar na decoração.
 
As cores predominantes por toda casa são tons de azul, verde-água, vermelho, laranja e amarelo. As peças de decoração foram cuidadosamente garimpadas para combinar com este clima exótico e sofisticado do local, que pode ser percebido ainda pelo lado de fora, devido sua fachada quase toda de vidro. Na parede, muitos espelhos, posteres coloridos de filmes de Bollywood e detalhes pintados nas colunas com motivos indianos. No lounge do restaurante, encontra-se um grande sofá com várias almofadas com listras coloridas, além de cadeiras e otomanos que acompanham o mesmo padrão em seus estofados.
 
Para o piso e rodapés, Sig Bergamin utilizou ladrinhos hidráulicos, mais resistentes, de 20x20cm, produzidos manual e exclusivamente para este projeto. Ele escolheu dois tipos de ladrilhos: os decorados, nas cores azul e preto, e os lisos somente na cor preta.

Ainda neste clima exótico, o arquiteto aproveitou madeiras de construção para criar algumas peças do mobiliário, como por exemplo alguns bancos do salão principal do restaurante e o balcão do bar. Outras cadeiras e mesas foram feitas de rattan pintados de verde, para combinar com as cores do ambiente. Um detalhe que transparece maior intimismo ao local são os pequenos arranjos de flores coloridas e velas sobre cada mesa do restaurante. Estas velas, assim como outros castiçais e luminárias, fazem parte do projeto luminotécnico do Restaurante Gabriel, assinado por Jorge Mendonça.
 
Ficha Técnica:
Localização: São Paulo-SP
Número de Pavimentos: 1
Área: 90m²
Projeto de Arquitetura e Interior: Sig Bergamin
Projeto Luminotécnico: Jorge Mendonça
Fotos: Divulgação