Reforma Praça do Patriarca

Esta obra, concebida por Paulo Mendes da Rocha surgiu de uma parceria entre a Associação Viva o Centro e a prefeitura de ...

Esta obra, concebida por Paulo Mendes da Rocha surgiu de uma parceria entre a Associação Viva o Centro e a prefeitura de São Paulo com o objetivo de revitalizar o centro paulistano. Mas dez anos e quatro administrações separaram projeto de execução. O espaço tem pouco mais de um século e foi aberto com a demolição de um quarteirão e conecta o centro novo com o velho.
 
Abaixo da praça há uma galeria construída na década de 40 que abriga salas de exposição e serviços públicos e funciona como passagem entre o centro velho e o vale do Anhangabaú. Antes da reforma, a praça havia sido invadida por ônibus urbanos que fizeram dela sua parada. A proposta do arquiteto previa duas construções, das quais só a nova cobertura para a entrada da galeria Prestes Maia foi executada. A segunda iria transformar o viaduto do Chá em uma gare para ônibus.
 
Um piso em mosaico delimita a praça que com a retirada dos ônibus teve seu amplo espaço cedido aos pedestres. O arabesco de mosaico português foi reconstituído com o auxilio de montagens de fotos e é cortado em uma das laterais por uma baia para veículos de carga e descarga, táxis, ônibus turísticos, etc. A cobertura consiste em um pórtico metálico que vence 40 metros de vão, marcando os limites entre o centro velho e o novo, de dentro para fora da galeria.
 
A estrutura da peça é esbelta, formando uma casca que é composta por nervuras internas (semelhantes à asa de um avião) recobertas por chapas metálicas. Ela é apoiada em dois trechos e travada por tensores para não pender. Na parte baixa, uma calha capta a água das chuvas. Só a execução da estrutura levou nove meses, entre fundações, pórtico e por fim a casca. A sensação que ela passa ao pedestre é de um vazio coberto, espaço aberto, mas construído que oferece abrigo e sombra.
 
E o Patriarca? A escultura José Bonifácio, o Patriarca da Independência, criada em 1972 por Alfredo Ceschiatti, ganhou um lugar de destaque no projeto de Mendes da Rocha. O arquiteto a recolocou em um ponto estratégicoda praça, na extremidade próxima às ruas Direita e São Bento, alinhada com o eixo do viaduto do Chá e enquadrada em uma das laterais do pórtico metálico.
 
Ficha técnica:
Local:São Paulo-SP
Ano: 1992/2002
Projeto de Arquitetura: Paulo Mendes da Rocha
Fotos:Nelson Kon e Daniel Souza Lima