Casa Valéria Cirell

A casa Valéria Cirell é bem diferente das tradicionais residências das décadas de 50 e 60. Formada por grande ...

A casa Valéria Cirell é bem diferente das tradicionais residências das décadas de 50 e 60. Formada por grande volume geométrico, com uma fachada rústica, esta residência localizada no bairro do Morumbi em São Paulo foi projetada por Lina Bo Bardi para sua amiga Valéria P. Cirell em 1958. O programa inclui sala de estar e jantar, dois quartos, cozinha, lavanderia, mezanino, além da varanda e da edícula.
 
Considerada uma construção ousada até para os dias atuais, a residência é feita de contrastes. As linhas modernas se contrapõem à fachada constituída por pedras, cacos de cerâmica e seixos rolados. Soluções construtivas mais artesanais acabaram distanciando o projeto das demais obras de Lina, na maioria composta por estruturas de aço, concreto armado e vidro. A casa Valéria é mais orgânica, o que pode ser comprovado pela forte integração com os jardins. A vegetação invade a estrutura da casa, percorrendo paredes e formando dois telhados-terraços cobertos de verde que absorvem a água das chuvas e promovem o conforto térmico da moradia.
 
A residência é bem protegida como uma pequena cidadela, ilha de tranquilidade, situada em meio ao movimentado bairro paulistano. O terreno possui cerca de 2 mil metros quadrados e área construída por volta dos 810 metros quadrados, considerada pequena para os padrões do Morumbi. Curiosamente possui apenas dois quartos. A arquiteta projetou a casa voltada para o jardim. A varanda se abre para a piscina e a sala por ser integrada recebe farta iluminação natural. O acesso ao mezanino se dá por uma escada em espiral com doze degraus. Deste local pode-se ter uma vista privilegiada da área verde.
 
A casa Valéria Cirell foi colocada em leilão em 2010, mas a venda não chegou a ser efetivada. Porém, sua arquitetura singular atraiu curiosos e estudantes de arquitetura. Segundo o arquiteto Marcelo Ferraz que foi assistente de Lina Bo Bardi, o projeto traz influência de Gaudí. “Este projeto marca a incorporação, em sua formação racionalista do que é tropical, orgânico, da herança ibérica da cultura brasileira. E Gaudí foi muito importante como um elemento desta liberação", acredita.
 
Ficha técnica:
Localização: São Paulo-SP
Ano: 1958
Área: 2000 m² terreno - 810 m² construída
Projeto de Arquitetura: Lina Bo Bardi
Fotos: Fernando Stankuns e Márcio Fernandes