MuBE – Museu Brasileiro da Escultura

Localizado no Jardim Europa, o MuBE - Museu Brasileiro da Escultura foi projetado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A obra foi fruto ...

Localizado no Jardim Europa, o MuBE - Museu Brasileiro da Escultura foi projetado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A obra foi fruto da mobilização de uma associação de moradores do bairro, visando impedir a construção de um shopping no local e consiste em uma construção semi-subterrânea integrada a um jardim projetado por Burle Marx. O próprio edifício já é uma escultura, implantada em um terreno triangular entre a Avenida Europa e a Rua Alemanha em São Paulo capital.
 
O MuBE não emerge do espaço como uma caixa fechada, suas fachadas se desdobram em múltiplos planos, onde não há elevação principal, lateral, frontal. Ele é formado por uma elaborada sucessão e interrupção de superfícies, estabelecendo uma relação com as duas vias públicas adjacentes, semelhante a um passeio ou um singelo parque-jardim. Os dois pavimentos do museu formam duas praças, uma alta e outra baixa.
 
Na cota mais baixa do terreno, a praça de entrada é revestida com mosaico branco, contrapondo com a gravidade da massa de concreto que desce verticalmente sobre ela. Na cota mais alta há um espelho d´água no ângulo extremo do lote, recortando o piso da praça superior. As dependências semi-enterradas contêm grandes salões para exposições, mantendo a continuidade exterior-interior, mediante rampas, escadas e aberturas zenitais e laterais que oferecem luz natural ao interior da construção. Na parte externa, o paisagismo de Burle Marx também serve de pano de fundo para as exposições e atividades ao ar livre.
 
Como o MuBE é em grande parte, subterrâneo foi necessária a implantação de um sistema de drenagem eficiente, pois o lençol freático fica acima do nível da construção. As paredes estruturais de concreto armado e que funcionam como pilares e muros de arrimo são impermeabilizadas, pois ficam em contato direto com a água. A referência no projeto de Mendes da Rocha a Le Corbusier é inevitável. Percebe-se que a concepção estrutural nasce junto com a concepção arquitetônica, onde a estrutura já é a própria arquitetura.
 
Ficha técnica:
Localização: São Paulo-SP
Ano: 1986/1995
Área:6935,91 m² terreno - 3478,80 m² construída
Número de pavimentos: 2
Projeto de arquitetura: Paulo Mendes da Rocha
Paisagismo: Burle Marx
Fotos: Nelson Kon e Alice Vergueiro

COMENTÁRIOS

  • Thelmo Gavazza Queiroz - 06/10/2022 18h07
    Sou fascinado por esse Museu e cada ida a São Paulo faço uma visita às suas belas exposições.

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.