Porão - Casa Cor São Paulo 2010

O arquiteto João Armentano criou um ambiente bastante curioso para a edição 2010 da Casa Cor São Paulo. Após ...

O arquiteto João Armentano criou um ambiente bastante curioso para a edição 2010 da Casa Cor São Paulo. Após participar de 13 edições da mostra, o arquiteto queria apresentar algo totalmente diferente e inusitado, ainda inexplorado. Assim, baseado em maquetes em escala, ele projetou o porão da residência. Mas não para uso do morador da casa, e sim para o rato. Tamanha irreverência lhe rendeu os prêmios de projeto mais original e projeto mais ousado daquela edição.
 
O espaço tinha apenas 28 metros quadrados, o menor da Casa Cor. “O porão tem uma vida própria, ele vai adquirindo uma história. E tem um frequentador muito esperto, que é o rato”, explica João Armentano. Pensando nesse pequeno morador, foram criados cerca de 20 pequenos ambientes, incluindo quartos, salas, cozinha, sala de ginástica, etc, com referências da arquitetura, artes e da cultura pop. Niemeyer, irmãos Campana e Picasso passaram a conviver com Mickey e Tom & Jerry em um mesmo ambiente. João brinca que um rato que escolheu viver no porão de um arquiteto deve ter um gosto bastante semelhante.
 
Como os ambientes foram pensados em escala, eles poderiam facilmente ter sido transportados para o mundo real, não ficando reduzidos a mera cenografia. “Afinal, cada uma das caixinhas serve de inspiração para um espaço em tamanho real. Cada uma tem uma poesia, um movimento”, completa o arquiteto. Mas mesmo que pudesse transportar o projeto para os humanos, o grande barato desta experiência foi poder soltar a imaginação. Ele garante que perdia o sono, pensando e criando coisas novas para seu porão do rato.
 
Ficha técnica:
Localização: São Paulo-SP
Ano: 2010
Área: 28 m²
Projeto de Arquitetura e Interior: João Armentano
Fotos: Divulgação