Soho Resturante

Situado na deslumbrante Bahia Marina, em Salvador (BA), o considerado melhor restaurante japonês por dez anos seguido, de acordo ...

Situado na deslumbrante Bahia Marina, em Salvador (BA), o considerado melhor restaurante japonês por dez anos seguido, de acordo com a revista Veja Salvador, convidou o arquiteto Sig Bergamin para dar uma repaginada em sua decoração. Com projeto arquitetônico assinado pelo escritório de David Bastos, o Soho Restaurante apresenta uma arquitetura moderna, com ambientes interno e externo amplos e pé direito alto, o que favoreceu o trabalho do arquiteto, em 2008.
 
O projeto de Sig teve como objetivo principal valorizar os aspectos da cultura oriental com uma bela vista para o mar da Baía de Todos os Santos. A paleta de cores usada por ele foi bem restrita: azul e branco são as cores predominantes do restaurante. A nova decoração segue o estilo contemporâneo do prédio, mas privilegia a riqueza de detalhes, e as delicadas orquídeas brancas em seus arranjos sobre as mesas tornaram-se praticamente a marca registrada do Soho de Salvador.
 
No salão principal, bancos, cadeiras e poltronas feitas a partir de madeira escura receberam estofados com estampas azuis índigo e alguns detalhes em branco ou amarelo, enquanto a cortina branca do salão principal apresenta flores orientais, também em azul. O piso claro recebe estas peças de maneira exemplar e a iluminação indireta cria uma atmosfera acolhedora.
 
Nas salas mais reservadas, aconchegantes sofás azuis com almofadas estampadas com diferentes padrões derivados da cultura japonesa garantem momentos únicos e íntimos para os fregueses. Para completar a decoração do ambiente, na parede estão peças de decorações orientais, como quadros e utensílios domésticos feitos de palha.
 
Já para a a área externa, Sig Bergamin deixou um presente muito especial: algumas partes do piso de madeira deram lugar a placas de vidro que possibilitam aos consumidores contemplar o fundo do mar e toda a sua fauna e flora locais. Vasos azuis com plantas altas humanizam ainda mais o ambiente.
 
Para completar a mudança do restaurante e finalizar o projeto, Sig fez questão de opinar na escolha das louças, talheres e jogos americanos que compõem as mesas, assim como o tom de azul que está nos uniformes dos garçons. Tudo isto para garantir uma experiência coerente e muito prazerosa aos fregueses do Soho.
 
Ficha Técnica
Localização: Salvador-BA
Ano: 2008
Número de pavimentos: 1
Projeto de Interiores: Sig Bergamin
Projeto Arquitetônico: David Bastos
Fotos: Divulgação