Lounge Bossa Nova

Débora Aguiar viajou no tempo ao projetar o Lounge Bossa Nova, para a Casa Cor de 2008. Não foi só a arquitetura ...

Débora Aguiar viajou no tempo ao projetar o Lounge Bossa Nova, para a Casa Cor de 2008. Não foi só a arquitetura dos anos 50 e 60 que inspirou a arquiteta, mas também a música brasileira que mais se destacou na época e empresta seu nome ao projeto. Esta foi uma homenagem luxuosa de Débora aos 50 anos deste gênero musical e ao seu maior expoente: Tom Jobim.
 
A arquitetura modernista prevalece nos ambientes e o glamour e leveza da bossa nova estão presentes na decoração, que utilizou bastante vidro, plantas no interior do projeto e acabamentos requintados, como a mesa de centro e a lareira com pastilhas de madrepérola, redes com tirantes de couro, mármore levigado, pedra balinesa e almofadas de penas de avestruz. Outra particularidade do projeto foi a escolha de designers brasileiros para fazer todas as peças da decoração. De acordo com Débora, isto foi para ressaltar a brasilidade do projeto ainda mais.
 
Remetendo ainda à vida de Tom Jobim, a arquiteta buscou privilegiar a convivência entre as pessoas. O jardim frontal, terraço de entrada, sala de estar com três lounges e terraço posterior foram inspirados nos saraus que o artista promovia em sua casa e na efervescência cultural da época. O piano, instrumento fundamental nas músicas da bossa nova, não poderia faltar, assim como partituras espalhadas pelas mesas e estantes dos lounge.

A paleta de cores é predominantemente fria e com cores neutras, dando um ar mais clean aos ambientes. A iluminação artificial e natural se misturam e dialogam entre si e as árvores do Jockey Club de São Paulo, local onde ocorre a mostra, invadem o terraço do projeto e humanizam ainda mais os espaços.

Ficha Técnica
Localização: São Paulo-SP
Ano: 2008
Área: 320m²
Número de pavimentos: 2
Projeto de Arquitetura e Interior: Débora Aguiar
Fotos: Divulgação