Restaurante Ecco

João Armentano é sócio do Restaurante Ecco ao lado de nomes famosos como João Paulo e Pedro Paulo Diniz, Luciano ...

João Armentano é sócio do Restaurante Ecco ao lado de nomes famosos como João Paulo e Pedro Paulo Diniz, Luciano Huck, Mary Nigri e Sergio Cusin. Em 2007, ao completar nove anos, o mix de restaurante e pizzaria passou por uma reforma capitaneada pelo arquiteto que também assina o projeto do Ecco. A ideia foi intensificar o estilo sunset, alegre e despojado da casa e renovar, do piso à decoração, passando por cores, texturas, tecidos e acabamentos. A fachada ganhou um painel em grafite de 30 metros, batizado de “A Dama da Cidade”, assinado pelo artista plástico Eymard Ribeiro que decorou o restaurante por um ano, dando origem ao projeto Arte na Amauri, um concurso cultural do Ecco para promover novos talentos.
 
O novo piso deu mais vida ao ambiente, combinando taco e pastilhas em tons pasteis. Os sofás revestidos de couro negro, poltronas brancas em junco e cadeiras de madeira escura fizeram um contraponto com as cortinas listradas e toalhas amarelas. Os espelhos foram adesivados com motivos naturais. Destaque para as cores alegres e joviais dos tecidos e a luz natural que iluminou os ambientes amplos pelas grandes aberturas das janelas.
 
O bar também mudou com um revestimento em madeira branca no balcão e um grande painel com mais de mil fotos que formaram um rosto feminino. A área de espera se tornou um descontraído lounge com banco típico de jardim, posicionado ao lado de um coqueiro. O salão ganhou um ar casual e moderno com objetos indianos e luminárias. E os banheiros ficaram socialmente corretos ao serem adaptados aos deficientes físicos.
 
O arquiteto explica que o projeto não visou mudar o estilo do restaurante e sim atualizá-lo. Na escolha dos revestimentos, ele levou em conta a necessidade de um ambiente confortável, prático e de fácil manutenção. A mesma orientação determinou a escolha dos tecidos em acrílico, lisos e estampados. Nos móveis, optou pela mistura de madeira, couro e junco. O resultado final foi o uso e distribuição mais racional dos espaços, mantendo o ar descontraído que cativou os clientes.
 
Ficha técnica:
Localização: São Paulo-SP
Área: 214 m²
Ano: 2007
Projeto de Arquitetura e Interior: João Armentano
Painel da fachada: Eymard Ribeiro
Fotos: Marcos Felippe Junior