Casa Joinville

Localizada em um pequeno morro de mata no centro da cidade de Joinville, em Santa Catarina, esta casa foi projetada pelo escritório ...

Localizada em um pequeno morro de mata no centro da cidade de Joinville, em Santa Catarina, esta casa foi projetada pelo escritório Una Arquitetos de forma perfeitamente integrada ao terreno e à paisagem natural. O acesso à residência é feito por uma via de terra até a cota máxima permitida para construções, oferecendo uma vista da serra ao fundo, através das frestas da vegetação.
 
O forte declive do terreno e a posição das árvores determinaram o desenho do volume que é estreito e acompanha a curva de nível. A implantação linear permite uma continuidade entre os espaços abertos e fechados do pavimento próximo ao chão. No pavimento inferior, com estrutura em concreto, estão as áreas de estar, piscina e serviços. As fundações também protegem a casa da umidade excessiva da região.
 
A área íntima da casa está localizada no pavimento superior. Os materiais utilizados na construção incluem uma montagem de madeira, em estrutura pré-fabricada, pisos e painéis de vedação internos e cobertura. Há ainda um canteiro coberto que evita o desconforto das chuvas constantes.
 
Com fechamento em vidro, o volume se destaca como uma peça transparente ao nível da copa das árvores, ficando naturalmente sombreado como se diluísse na mata.
 
 
Ficha Técnica:
Local: Joinville-SC
Ano: 2009
Área: 3238,00 m² terreno - 432,00 m² construída
Projeto de Arquitetura: Una Arquitetos
Foto: Divulgação