Restaurante Z Contemporâneo

Miguel Pinto Guimarães foi convidado pelo proprietário para reformar o restaurante Z Contemporâneo, especializado ...

Miguel Pinto Guimarães foi convidado pelo proprietário para reformar o restaurante Z Contemporâneo, especializado em comida oriental com toques modernos. A fachada já merece destaque. Ganhou um instigante jogo de brises móveis que camuflam ou exibem as vidraças conforme o desejo do proprietário.
 
No primeiro andar está localizado um sushibar com balcão e cadeiras de formas retas. O arquiteto optou por linhas mais simples para não competir com as criações do chef. O balcão é todo branco em formato ortogonal, uma referência ao oriente, e revestido de Corian, um material que não permite emendas, como acontece com peças grandes feitas de mármore. Fazendo contraste, as cadeiras são de madeira escura com encosto em palha. Destaque para o porta-copos suspenso, em aço inoxidável, design do arquiteto.
 
No local de espera, Miguel colocou um bloco de madeira que funciona como balcão e bancos de aço pintados de cinza, onde os clientes podem tomar drinks enquanto aguardam uma mesa. Ainda no primeiro andar fica a DJ Station: uma mesa de 1 m de comprimento, em aço inoxidável, equipamentos de som e controle de luz. O espaço está programado para receber DJ convidados.
 
O acesso ao segundo piso dá-se por uma escada de dois lances com estrutura em aço e degraus de madeira Peroba. Neste piso estão as 18 mesas com tampo em fórmica líquida (em cores: branco, cinza ou azul), com Peroba nas quinas e complementadas por cadeiras de couro em tom areia. O piso é em pedra de granito. Em algumas paredes, o tom cinza predomina através da técnica fulget (pedrinhas minúsculas coladas em massa de cimento). Cabos de aço esticados vão do teto até o chão que com o projeto de iluminação cria efeitos interessantes nas paredes.
 
 
Ficha técnica:
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 2004
Pavimentos: 2
Projeto arquitetura e interior: Miguel Guimarães Pinto
Fotos: Divulgação