Casa Bertolini

Localizada na cidade de Bento Gonçalves, região serrana do Rio Grande do Sul, esta casa foi projetada pelo Studio Paralelo ...

Localizada na cidade de Bento Gonçalves, região serrana do Rio Grande do Sul, esta casa foi projetada pelo Studio Paralelo para um casal que recebe eventualmente os três filhos. A residência écomposta por um volume de alvenaria pintado de branco, contido em um pavilhão de concreto suspenso. O terreno quadrado com 32 x 30 metros possui um suave declive onde estão localizadas árvores de Araucárias, nativas da região, que compõem a paisagem.
 
A fachada da residência possui gradação de aberturas que controlam o acesso e privacidade dos ambientes. A área social é mais aberta e transparente e a íntima mais preservada. Há uma quebra do hermetismo dos ambientes privativospor aberturas circulares, que se repetem em zenitais junto da entrada.
 
Os arquitetos organizaram o programa em dois pavimentos.  No térreo elevado, o acesso e a varanda formam um espaço aberto em “L”, que integra as porções frontal e posterior da residência. No interior, a circulação acompanha a fachada da frente, da entrada até a suíte, passando primeiro pelos ambientes de serviço, depois a área social, chegando até o setor íntimo. A garagem e a adega ficaram em um semi-subsolo. E em uma edícula separada do volume principal foi colocado um forno à lenha, sanitário e reservatório de água.
 
Os materiais utilizados foram painéis de vidro que estabelecem conexão do interior da casa com o jardim, concreto armado, alvenaria e janelas de alumínio com vidro termo-acústicos e gradis metálicos corrediços. Por estar elevada do chão, a residência oferece novos pontos de vista da paisagem com o mínimo de interferência.
 
Ficha técnica:
Localização: Bento Gonçalves-RS
Área: 930 m² terreno - 360 m² construída
Ano: 2006/2008
Número de pavimentos: 2
Projeto de Arquitetura: Studio Paralelo
Fotos: Eduardo Aigner

COMENTÁRIOS

  • Michel Hitoshi Watanabe - 04/07/2018 19h03
    Lindo projeto. Parabéns!!

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.