Loducca – Colombia 325

Localizada na Rua Colombia, 325, no bairro do Jardins, em São Paulo, a sede da agência Loducca apresentou desafios como ...

Localizada na Rua Colombia, 325, no bairro do Jardins, em São Paulo, a sede da agência Loducca apresentou desafios como barulho, tráfego pesado e o sol. O projeto do Triptyque ofereceu a solução de uma fachada ondulada e orgânica em madeira que atua como um filtro para esses problemas, funcionando como um brise-soleil. Devido seu formato diferenciado, a estrutura forma uma barreira de proteção, minimizando tanto os ruídos dos carros como os raios solares e também regula a transparência, garantindo certa privacidade ao prédio envidraçado.
 
Um volume de concreto embutido na fachada forma uma espécie de portal entre os espaços internos e externos. Enquanto a frente voltada para a rua possui a proteção dos brises, na parte de trás do prédio, os painéis translúcidos criam um jogo visual intrigante.
 
O edifício possui três pavimentos que são estruturados por uma escada de concreto, um forte elemento visual, e termina em um deck panorâmico com vista para a copa das árvores. Um dos pontos fortes do Colombia 325 é a integração entre os ambientes internos e externos. “O prédio olha para a cidade, sutilmente revelando seu interior através de camadas sobrepostas”, afirmam os arquitetos. O projeto foi apresentado na Bienal de Arquitetura de Veneza em 2008, trazendo soluções inovadoras para problemas urbanos comuns em cidades do porte de São Paulo.
 
    
Ficha técnica:
Localização: São Paulo-SP
Ano: 2007/2008
Área: 1200 m²
Número de pavimentos: 3
Projeto de arquitetura: Triptyque - Carolina Bueno, Greg Bousquet, Guillaume Sibaud e Olivier Raffaelli.
Fotos: Leonardo Finotti, Fran Parente e Beto Consorte