Livraria da Vila

A Livraria da Vila, localizada no bairro dos Jardins, foi totalmente reformulada pelo arquiteto Isay Weinfeld. A necessidade de uma planta ...

A Livraria da Vila, localizada no bairro dos Jardins, foi totalmente reformulada pelo arquiteto Isay Weinfeld. A necessidade de uma planta livre para melhor arranjo dos produtos e da circulação determinou significativas alterações estruturais no edifício existente em um terreno estreito. Foram incorporadas peças metálicas e foi feito o reforço das fundações, possibilitando o deslocamento dos pilares para o perímetro da construção.
 
O elemento que mais chama a atenção é fachada formada por portas-prateleiras pivotantes que convidam as pessoas a experimentar o espaço e desperta o desejo e a curiosidade de entrar na livraria. No interior da loja, as estantes e expositores estão acessíveis, com leve ar de sebo moderno e biblioteca, convidando os clientes a folhear os livros. Todo o ambiente foi projetado para focar no produto: o livro. A madeira escura e a modulação das prateleiras que tomam toda a parede até o teto, a iluminação indireta e o teto baixo cumprem este papel, criando um ambiente intimista.
 
Um dos destaques dos projetos de Isay Weinfeld são as aberturas para luz natural, as lajes de comunicação entre os pavimentos da livraria possuem grandes aberturas. Também foi acrescido um subsolo quepermitiu a instalação de um andar inteiramente dedicado ao público infantil, que diferente dos outros ambientes é em tons claros, e um pequeno auditório para realização de cursos e palestras.
 
Ficha técnica:
Localização: São Paulo-SP
Área: 790,00 m²
Número de pavimentos: 3
Ano: 2006
Projeto de Arquitetura: Isay Weinfeld
Fotos: Leonardo Finotti

COMENTÁRIOS

  • Sandra Matias - 20/08/2013 17h48
    Conheco e sou cliente das filiais dos shoppings, mas qual o endereço desta nos jardins? Grata.

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.