Restaurante KAA

Localizado em São Paulo, o Restaurante KAA possui um lote estreito de 798 metros quadrados que motivou Arthur Casas a criar elementos ...

Localizado em São Paulo, o Restaurante KAA possui um lote estreito de 798 metros quadrados que motivou Arthur Casas a criar elementos arquitetônicos que oferecem uma nova profundidade ao espaço como a parede verde, o espelho d’água e as áreas de pés-direitos contrastantes. Na parede verde, que se estende por todo espaço, o arquiteto utilizou plantas originárias da Mata Atlântica e complementou o paisagismo com o espelho d´água, remetendo aos Igarapés.
 
Uma estante enorme, localizada no bar, divide o restaurante em dois ambientes distintos. Decorada com peças indígenas originais que dialogam com garrafas, copos e livros. Casas explica que a escolha de materiais teve o objetivo de criar um espaço lúdico, usando materiais brasileiros contemporâneos e primitivos, como a palha, e objetos que fazem referência à cultura indígena. O mobiliário escolhido pelo arquiteto é contemporâneo.
 
O mezanino, onde está localizada a área vip, foi posicionado na lateral oposta à parede verde, gerando dois setores de ocupação paralelos. Num deles, o pé-direito é duplo e a cobertura, retrátil. Na lateral oposta, a altura simples dos interiores é marcada por grandes poltronas, no ambiente de espera. O KAA fica em uma região de edifícios comerciais e residenciais e apresenta-se como um refúgio ao cotidiano atribulado da cidade grande.
 
O Restaurante KAA ganhou o 1º lugar no Design Award 2010 da Wallpaper categoria “Melhor Restaurante”.
 
Ficha técnica:
Localização: São Paulo-SP
Área: 798 m²
Número de pavimentos: 2
Ano: 2009
Projeto de Arquitetura e Interior: Arthur Casas
Fotos: Leonardo Finotti