Casa Santa Teresa

Essa casa foi projetada por Angelo Bucci no aristocrático e tradicional bairro carioca de Santa Teresa. A assinatura do arquiteto ...

Essa casa foi projetada por Angelo Bucci no aristocrático e tradicional bairro carioca de Santa Teresa. A assinatura do arquiteto está presente em elementos como topografia, transparência, estrutura e fechamentos. O terreno fica no cume do morro de Santa Teresa, onde Bucci trabalhou com dois volumes perpendiculares, utilizando o topo da encosta para apoiar o pavilhão mais alto, que é menor e mais largo. No pavilhão baixo, mais estreito e maior, ficaram localizados os quartos. E no local onde os volumes se cruzam, um sombreando o outro, foi situado o setor de serviço.
 
Todo o conjunto está baseado em quatro pilares cilíndricos, de 70 centímetros de diâmetro cada, articulados com as empenas do volume superior.  Os ambientes sociais da casa, que ficaram no pavilhão alto, são integrados à natureza com vistas panorâmicas do Pão de Açúcar e a baía da Guanabara. Já o pavilhão mais baixo foi reservado para a área íntima da casa, mais protegido e privativo, mas sem perder de vista a paisagem. Uma escada que se apóia sobre a empena norte faz a conexão com o pavimento superior. Junto à outra empena sul, fica a cozinha. Esse espaço mereceu destaque no projeto do arquiteto atento aos desejos dos proprietários, mineiros de origem, que gostam de receber ali os amigos mais íntimos. Bucci projetou um espaço ao mesmo tempo acolhedor e tecnológico.
 
Os detalhes dão personalidade à residência como portas e janelas pivotantes que criam painéis com texturas de madeira e grandes panos de vidro deslizantes que favorecem a continuidade espacial e o usufruto das paisagens.
Da área social e de estar é possível ver as luzes da cidade, e esse ambiente funciona como cobertura.  Os quartos são protegidos por brises de madeira em painéis deslizantes que permitem controle sobre a intensidade da luz nos interiores. À lateral direita do terreno fica a churrasqueira e aproveitando seu desnível descendente, o pequeno volume da sauna que complementa o apoio à área de lazer anexa. Já a pavimentação exterior foi feita em pedra portuguesa. Uma casa que ficasse integrada à bela paisagem do Rio de Janeiro, era esse o desejo dos proprietários, cumprido por Angelo Bucci.
 
Ficha técnica:
Localização: Santa Teresa - Rio de Janeiro
Área: 481,44 m² construída - 4488,65  m²  total
Tempo de obra: 2004/2008
Projeto de Arquitetura: Angelo Bucci
Fotos: Nelson Kon