Casa KA - Itaipava

Projetada para ser uma casa de veraneio, essa residência idealizada por Miguel Pinto Guimarães fica em Itaipava - Petrópolis, ...

Projetada para ser uma casa de veraneio, essa residência idealizada por Miguel Pinto Guimarães fica em Itaipava - Petrópolis, no Rio de Janeiro. Foi estruturada em forma de “T” com uma implantação ortogonal. O arquiteto privilegiou a relação com a paisagem, com amplas fachadas envidraçadas e vazios internos. Nos 890 m² construídos predominam os materiais naturais de revestimento, como a madeira e a fibra.
 
Dividida em dois pavimentos, a casa tem no piso inferior a área social composta pelos setores de serviço, estar e lazer. As portas utilizam caixilhos de correr que permitem abertura total dos ambientes de estar. E no piso superior estão localizados ambientes mais íntimos, com quatro suítes. O acesso à área privativa da moradia é feito através de um passadiço central.
 
O volume retangular parece estar suspenso e perfeitamente integrado à paisagem. Os painéis ripados de madeira oferecem proteção contra o sol e as superfícies móveis de madeira, que são sobrepostas àestrutura, funcionam como fachadas.
 
Os pilares do piso inferior que dão sustentação ao volume superior foram recobertos por pedras dando a ideia de continuidade do piso externo no interior da residência. Miguel Pinto Guimarães trabalhou com ambientes amplos, só o hall de entrada tem 70 metros quadrados, tendo ao centro a escada de acesso à área privativa da casa. Mas, mesmo tendo grandes proporções, a residência passa uma sensação de acolhimento devido à integração e a opção do arquiteto por materiais mais naturais.
 
Essa casa recebeu menção honrosa no Prêmio Asbea 2008, oferecido pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura com o objetivo de divulgar a arquitetura brasileira.
 
Ficha técnica:
Localização: Petrópolis-RJ
Área: 890,90 m² construída – 39340,92 m² total
Número de pavimentos: 2
Ano: 2003/2007
Projeto de Arquitetura: Miguel Pinto Guimarães
Fotos: Denilson Machado

COMENTÁRIOS

  • Emerson - 20/05/2017 10h32
    Parabéns lindo trabalho estava acompanhando hoje seu trabalho pela tv GNT ...tudo maravilhoso ...abraço.
  • Marcia - 04/01/2014 19h09
    Todos seus projetos são maravilhosos ! Quando ganhar na Mega vou contrata lo ! Parabéns

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.