Refúgio São Chico

Idealizada para ser um refúgio para os finais de semana dos proprietários, essa casa impõe sua presença pelo ...

Idealizada para ser um refúgio para os finais de semana dos proprietários, essa casa impõe sua presença pelo design totalmente inovador. Localizada em São Francisco de Paula, região serrana do Rio Grande do Sul, a 100 km de Porto Alegre.
 
O grande diferencial desse projeto do Studio Paralelo foi a escolha dos materiais, implantando uma casa industrializada praticamente no meio da mata gaúcha, destacando-se do design campestre europeu das demais casas de campo da região. O refúgio São Chico foi construído com estrutura em estrutura metálica e paredes trabalhadas com gesso e madeira. Apropriado para o clima frio da serra gaúcha, esse sistema oferece maior controle da temperatura e acústica confortável. Fundações com blocos de concreto seguraram a estrutura e compensaram o desnível do terreno.
 
A casa é composta por duas caixas retangulares que se interceptam com texturas diferentes. Na maior, a metálica, está localizada a área íntima da casa com duas suítes em lados opostos. Na segunda caixa, feita em madeira e vidro, que atravessa o pavilhão metálico, ficaram localizadas a área social e de serviço.
 
Um deck em madeira foi projetado dos volumes sobre a mata, dando acesso à moradia funcionando ao mesmo tempo como hall e varanda. Projetada para ser realmente um refúgio, a moradia cumpriu o seu papel, ficando praticamente camuflada entre as árvores, fundindo-se com a paisagem.
 
E na área interna, a casa possui ambientes totalmente integrados. Nos quartos há a predominância do branco e o controle da luz, filtrada por aberturas que emolduram a paisagem, oferecendo repouso. Na área social, o predomínio da madeira passa aconchego, apropriado para um espaço idealizado para ser um verdadeiro refúgio.
 
Ficha técnica:
Localização: São Francisco de Paula-RS
Área: 82 m² construída - 1610 m² total
Número de pavimentos: 1
Ano: 2006/2007
Projeto de Arquitetura: Studio Paralelo
Fotos: Eduardo Aigner

COMENTÁRIOS

  • Joaquim Pontes - 27/04/2022 10h10
    Bom dia! Tenho um terreno em São Conrado , no Rio ,e gostaria de saber se vcs poderiam projetar uma casa com esse conceito. Seria num terreno pouco acidentado dentro de condomínio; com área para ,escritório biblioteca 3 suítes ,sala e cozinha.Tudo plano e faria com estrutura de aço , sobre o terreno. Obrigado

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.