Farm Harmonia

Batizada de Farm Harmonia por estar localizada na Rua Harmonia, 57, na Vila Madalena, a terceira loja da descolada marca carioca pode ...

Batizada de Farm Harmonia por estar localizada na Rua Harmonia, 57, na Vila Madalena, a terceira loja da descolada marca carioca pode ser definida como um edifício que instiga uma visão sobre “arquitetura viva”. Situado em um bairro paulista com grande fluxo artístico, onde galerias e muros se confundem, o prédio da loja passou a funcionar como palco para novas formas de expressão, perfeito para o criativo Tiptyque, escritório franco-brasileiro responsável pelo projeto.
 
Concebido para ser um organismo vivo, o prédio de base neutra e cinza teve suas paredes revestidas por uma “pele vegetal”. Isso foi possível através de um engenhoso mecanismo de captação e reutilização da água das chuvas que realiza a rega periódica das plantas mantendo esse verdadeiro ecossistema em equilíbrio. A tubulação que serve a todo o prédio, as bombas e o sistema de tratamento e reutilização da água são aparentes nas paredes externas, e as circundam como veias e artérias de um corpo. Destaque para os canos pintados de verde-limão.
 
A volumetria do prédio é simples e marcante ao mesmo tempo, composta por dois grandes blocos conectados por uma passarela metálica e recortados por janelas e terraços de concreto e vidro. Entre esses blocos, há uma praça interna comunitária onde acontecem os encontros e trocas.
 
Em cada pavimento há terraços dispersos que acabam criando um jogo de cheios e vazios no exterior, influenciando a iluminação nos ambientes internos. O bloco frontal é sustentado por pilotis e o do fundo é maciço, tendo na cobertura um volume semelhante a uma casa de pássaros.
 
No interior da loja, a sensação de estar no meio da mata permanece, atravessando o deck cheio de plantas e árvores, sendo uma delas decorada com cerca de 500 borboletas. Os provadores têm chão de grama sintética e cortinas com tecidos verdes com estampas de plantas.
 
O apelo ecológico do projeto do Triptyque casou com o conceito da marca e proporcionou mais que uma loja, e sim, uma verdadeira experiência a quem a visita.
 
Ficha técnica:
Localização: São Paulo-SP
Ano: 2007/2008
Área: 1100 m²
Projeto de arquitetura: Triptyque - Carolina Bueno, Greg Bousquet, Guillaume Sibaud e Olivier Raffaelli.
Paisagismo: Peter Webb
Fotos: Nelson Kon, Bruno Simões e Beto Consorte