Stadium Alphaville

O ponto de partida para os arquitetos Gianfranco Vannucchi e Jorge Königsberger criarem o complexo empresarial-hoteleiro Stadium ...

O ponto de partida para os arquitetos Gianfranco Vannucchi e Jorge Königsberger criarem o complexo empresarial-hoteleiro Stadium Alphaville, em Barueri foi privilegiar a integração dos espaços públicos e privados, implantando três edifícios geminados em torno de uma praça.
 
O conjunto formou um bloco côncavo e as aberturas entre eles garantem certa transparência, suavizando a construção geminada. As fachadas se transformam dependendo do ângulo de observação proporcionando diferentes perfis aos volumes que são compostos de umatorre de hotel, uma de flat e outra de escritórios.
 
De inspiração barroca, a construção idealizada por Königsberger e Vannucchi parece abraçar a praça e foi premiada pela incorporadora Fal 2 num concurso fechado. Os arquitetos admitem a inspiração no projeto de outros dois outros edifícios que realizaram São Paulo: o Times Square Cosmopolitan Mix e o Terra Brasilis, também edifícios multiuso. O Metropolis Flat and Office, um conjunto implantado em "L" com uma praça de lazer elevada, foi outra fonte de referência por ter usos e necessidades semelhantes ao projeto do Stadium.
 
A praça serve de transição entre o espaço público e o privado e convida as pessoas a interagirem e entrarem nos edifícios. Na composição dela, os prédios foram implantados nos limites do terreno retangular, com 70 m de largura por 110 m de comprimento. Apenas a fachada principal é côncava. O restante do conjunto é retilíneo, com faces paralelas às vias que o delimitam.
 
Vannuchi explica que monolíticos, os corpos que constituem o conjunto são interrompidos alternadamente antes de chegar ao topo do edifício, onde predominam as curvas. E que, sustentadas por estrutura metálica, as empenas são revestidas por telhas, também metálicas, que configuram o coroamento curvo do bloco que separa as fachadas retilíneas da côncava.
 
Considerado um dos principais empreendimentos da região, o Stadium Alphaville possui 135 quartos do luxuoso hotel, um flat de 320 apartamentos, um prédio de 80 escritórios com lajes de 400 m², além de lojas, centro de convenções, restaurantes e outros. Venceu o Prêmio Asbea 2002 na categoria "Obras Especiais", e recebeu menção honrosa da premiação IAB-SP 2002 na categoria "Edificação para Escritórios e Fins Diversos". Segundo a definição de seus criadores: o edifício se tornou um marco para a região.
 
Ficha técnica:
Localização: Alphaville Empresarial - Barueri-SP
Área: 62.550 m² construída (incluso todo Complexo) - 7.700 m² terreno
Ano: 1999/2002
Projeto de arquitetura: Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados
Colaboradores: Bruno Souza Dias, Huang Kuo Che e Sandra Cristina Dellarole
Arquitetura de interiores: Renata Amaral Cristina Bozian Arquitetura Interiores
Paisagismo: Benedito Abbud
Fotos: Arnaldo Pappalardo