Hotel Unique - paisagismo

A singular piscina vermelha, marca registrada do Hotel Unique em São Paulo, é uma criação ousada do paisagista ...

A singular piscina vermelha, marca registrada do Hotel Unique em São Paulo, é uma criação ousada do paisagista Gilberto Elkis. Com 25 metros de comprimento, ela está localizada na cobertura ao lado do bar e do restaurante do hotel. Esse é considerado o projeto preferido de Elkis pela reação que provoca nas pessoas ao depararem com uma piscina vermelha que lembra suco de uva, vinho rosé ou mesmo sangue. Ela ganhou em 2004 o prêmio de “Melhor Piscina do Mundo”, da Revista inglesa Wall Paper.
 
Já o projeto dos jardins foi feito utilizando o conceito de “paisagismo aéreo”, motivado pela proporção arquitetônica do Unique. O hotel forma um grande arco invertido com 100 m de comprimento e 25 m de altura, cercado por janelas circulares, com diâmetro de 1,80 m, projetado por Ruy Ohtake. Com a necessidade de completar os vãos e espaços e por causa da ausência de terra, as plantas ficaram suspensas e sustentadas por cabos. Uma solução completamente inovadora e sem similar no mundo na época. Na entrada o hotel, Elkis dispôs um jardim de pedras sobre o qual a “nau” Unique parece flutuar. Palmeiras imperiais complementam o projeto em tudo, único.
 
Dos jardins suspensos de Elkin à própria forma diferenciada do Unique, tudo no hotel tem o objetivo de estimular e mexer com sentidos de seus hóspedes e visitantes. Um verdadeiro ponto de encontro da arte de grandes profissionais do paisagismo, da arquitetura e design de interiores, tornando-se uma experiência inusitada eúnica. Exatamente o que os proprietários desejavam.
 
Ficha técnica:
Localização: São Paulo-SP
Projeto de Paisagismo: Gilberto Elkis
Ano: 2004
Projeto de Arquitetura: Ruy Ohtake
Projeto de Interiores: João Armentano
Fotos: Nelson Kon

COMENTÁRIOS

  • ISABEL RIBEIRO ALVES - 11/11/2015 16h28
    AMEI A IDEIA DESSA PISCINA VERMELHA, É ALGO INOVADOR, PARABÉNS!

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.