Apartamento de Vila Nova Conceição

A reforma de um apartamento de 700m² em São Paulo realizada por Roberto Migotto trouxe vários desafios. Os proprietários ...

A reforma de um apartamento de 700m² em São Paulo realizada por Roberto Migotto trouxe vários desafios. Os proprietários precisavam de um espaço que acomodasse confortavelmente três gerações da mesma família, o que a planta original do imóvel não atendia. Desejavam poder receber amigos, dar festas e também valorizar a coleção de obras de arte e antiguidades. A solução encontrada por Migotto foi criar um ambiente espaçoso e sofisticado, mas que também trouxesse a sensação de aconchego nos momentos mais íntimos em família.
 
Dar ao apartamento amplos espaços, uma planta bem resolvida e que tivesse uma linguagem moderna, foi a ideia que norteou o arquiteto. Ele apostou num estilo mais contemporâneo, contrastando com uma seleta coleção de itens dos melhores antiquários e galerias de arte. Os custos compensaram pelo prazer de peças mais exclusivas.
 
Em 18 meses, Migotto reformulou a planta do imóvel paulista, trocou os materiais de acabamento por outros mais refinados de acordo com a preferência dos clientes, modificando por completo os espaços e metragens, aumentando e otimizando cada ambiente de acordo com suas características de forma a atender às necessidades e desejos dos clientes. Começando pelo hall de entrada que ficou mais espaçoso e foi decorado com espelhos franceses do século  XVIII.
 
Os elementos mais modernos da decoração foram escolhidos para serem mais sóbrios, com formas e cores neutras, permitindo assim que as obras de arte e as antiguidades fossem mais valorizadas e destacadas. Mas para não pender para a austeridade, Migotto contrabalanceou com uma combinação mais “clean” de  brancos e beges, utilizando diferentes texturas proporcionadas por tecidos e papéis de parede. Revestimentos em nogueira lustrada garantiram a sensação de aconchego em alguns ambientes mais privados da moradia.
 
A opção pela mistura de elementos ficou bastante presente na sala de estar. Com um fundo mais claro, traz o moderno sofá curvo, o tapete e a mesa Nobu fazendo um contraponto com os elementos antigos como as poltronas francesas do século XVIII.
 
Como o hall e a sala de estar são mais claros, o home theater foi revestido com painéis entalhados em boiseries em nogueira americana lustrada dando uma quebra na palidez dos primeiros e aquecendo o ambiente.
 
Ficha técnica
Localização: São Paulo (SP)
Área total: 700 m²
Pé-direito: 3 m
Número de pavimentos: 1
Tempo de obra: 18 meses
Colaboradores: Ricardo Minelli, Gustavo Tavares, Claudia Birolini, Renata Brandão, Sylvio Neri.
Projeto de Arquitetura e Interiores: Roberto Migotto
Fotos: Valentino Fialdine