Casa Piracicaba

Essa casa foi projetada para ser o ponto de encontro de uma família cujos membros vivem em cidades espalhadas pelo Estado de São ...

Essa casa foi projetada para ser o ponto de encontro de uma família cujos membros vivem em cidades espalhadas pelo Estado de São Paulo, tornando-se um verdadeiro refúgio. Piracicaba fica cerca de 250 km da capital paulista.
 
O primeiro desafio para Weinfeld foi o terreno irregular, formado pela união de dois menores, em esquina, com desníveis e uma encosta, com área total de cerca de 2.000 m². A solução encontrada pelo arquiteto foi compor a casa em três blocos perpendiculares, aproveitando a topografia em favor de um design diferenciado. Além da inclinação, a posição em relação à luz do sol também foi um ponto importante para o projeto. Weinfeld preferiu aproveitar o melhor da luz natural para a área íntima da casa, quartos e sala de estar.
 
A garagem semi-subterrânea, a despensa e a oficina ocupam o menor dos três blocos que é sustentado por pilares de concreto, formando a base. Acima da garagem vem o segundo bloco em forma de “L” onde estão localizadas: a sala de jantar numa das extremidades e a cozinha e área do serviço em outra.
 
Nesse piso térreo, a sala de jantar com amplas portas de correr envidraçadas faz uma interação com o deck e a piscina oferecendo uma vista privilegiada. Mas a privacidade e a proteção do sol foram garantidas por placas de concreto verticais dispostas ao longo da área adjacente.
 
Em umcanto do "L", formado pelas áreas sociais e de serviço, o Weinfeld encaixou a piscina. O design da casa em três eixos permitiu que o jardim ficasse acessível de qualquer pavimento da casa. O acesso à rua é feito por uma rampa em forma de “S”.
 
Chegamos ao piso superior, onde Isay Weinfeld projetou a área íntima da moradia com os quartos e uma ampla sala que se abre para um grande terraço em madeira construído sobre o teto do bloco onde está a sala de jantar.
 
Isay Weinfeld idealizou essa casa para ser espaçosa, moderna, com soluções criativas mas, principalmente, para atender os desejos dos proprietários que queriam um espaço de integração familiar.
 
 
Ficha técnica:
Localização: Piracicaba-SP
Área: 1000 m²  construída – 1980 m²  total
Número de pavimentos: 3
Ano: 2006/2009
Projeto de Arquitetura: Isay Weinfeld
Fotos: Nelson Kon e Luiza Sigulem