ALBERTO BOTTI | BOTTI RUBIN // série ARQUITETURA PAULISTA ASBEA -SP

36

No episódio de estreia, o foco é o arquiteto Alberto Botti, que juntamente com Marc Rubin, é responsável pelo design de alguns dos edifícios mais icônicos da capital paulistana, como o CENU- Conjunto Nações Unidas, conjunto de edifícios ao lado da ponte estaiada, e o icônico Pátio Malzoni, também conhecido como "prédio da Google" na Avenida Faria Lima. O Pátio Malzoni é uma grande estrutura que liga dois edifícios e foi projetado com o objetivo de preservar uma "construção histórica tombada". De forma bem-humorada, o episódio aborda a polêmica arquitetônica em torno da preservação da "Casa do Bandeirista", que é a construção preservada, mas foi na verdade construída pelo próprio escritório do arquiteto e é contemporânea à própria obra.

A série Arquitetura Paulista - AsBEA SP tem como objetivo homenagear a arquitetura paulista e destacar a excelência dos arquitetos em atividade na região. Com a produção do canal labdesign.tv e direção de Jean Bergerot, a série apresenta projetos marcantes e celebra a boa arquitetura. Se você quiser assistir ao minidocumentário sobre o arquiteto Alberto Botti e a história por trás da polêmica arquitetônica do Pátio Malzoni, acesse o link abaixo.


Sobre o arquiteto Alberto Botti:
Longevidade não se limita apenas à qualidade do que persiste ao longo do tempo, mas também à capacidade de sobreviver à posteridade. É um privilégio ver suas obras se tornarem clássicos ainda em vida, algo que poucas pessoas experimentam. O arquiteto Alberto Rubens Botti representa o melhor que uma carreira e uma vida longa podem oferecer. Com 67 anos de existência, o escritório dele é um dos mais antigos do Brasil, tendo construído mais de 7 milhões de metros quadrados. Ele simboliza a potência que a arquitetura e o urbanismo podem alcançar.

Nascido em Santos, em 5 de agosto de 1931, Botti completou 91 anos em 2022. Ele se formou em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura Mackenzie em 1954, tendo estagiado com o mestre Oswaldo Bratke. Botti herdou dele uma ética profissional inconteste e uma vocação empresarial que lhe permitiu ter um escritório com mais de 30 colaboradores. Ele também fez parceria com diversos profissionais de renome, como Pedro Paulo de Melo Saraiva, Arnaldo Paoliello e Rosa Kliass, e acumulou honrarias e prêmios, como o Conjunto da Obra e Escritório do Ano em 2002, concedido pela AsBea - Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura.

Apenas um ano após a graduação, Botti fundou o escritório Botti Rubin Arquitetos Associados com seu colega Marc Boris Rubin. Alguns dos edifícios mais icônicos da cidade de São Paulo foram construídos pela parceria, como o Conjunto Nações Unidas, com seus 272 mil metros quadrados, que garantiu o recorde de maior conjunto comercial da América Latina pelo Guinness Book em 1995, o Pátio Victor Malzoni com seu imponente vão de 40 metros no meio da Avenida Faria Lima e o consagrado Edifício São Félix, com suas persianas de madeira. Além desses edifícios, foram construídos centenas de projetos comerciais, residenciais e shoppings, como o Pátio Higienópolis.

O raro dom de alinhar um profundo conhecimento do canteiro de obras com uma laboriosa prática projetual é uma característica comum nos projetos da Botti Rubin Arquitetos Associados. Essa proximidade entre desenho e canteiro permitiu aos arquitetos aplicarem as soluções tecnológicas mais vanguardistas de cada época. Se nos anos 1970 e 1980, inauguraram o uso do concreto aparente como parte integrante da solução arquitetônica, na década seguinte (80/90), usaram o revestimento metálico nas fachadas e, nas últimas décadas do século XX, implementaram a utilização do vidro de diversas formas e conceitos na concepção de seus projetos. Os arquitetos cumpriram, assim, algumas das promessas da modernidade, como a aplicação de tecnologias construtivas de ponta na construção civil, mas especialmente, a multiplicação do artefato construído na cidade.