Casa Ipê

Para esta residência, Larissa Maffra optou por uma linguagem arquitetônica livre de excessos, com formas simples e retas.

O partido arquitetônico adotado pela arquiteta Larissa Maffra busca uma composição limpa, com formas retas e simples. O projeto para um jovem casal, que gosta de convidar amigos para encontros em casa, mas não desejava espaços ociosos, foi desenvolvido tendo como base a busca por uma linguagem arquitetônica livre de excessos, valorizada pelo uso de diferentes materiais, para que a casa se amoldasse harmoniosamente à paisagem local.
O terreno tem cerca de 1.000 m² e possui 6 m de desnível, o que sugeriu o posicionamento da residência mais ao alto e possibilitou a instalação dos quartos e da área social mirantes à bela vista do condomínio.
A fachada é composta por materiais nobres, como mármore travertino e madeira, para ressaltar os volumes e criar planos distintos. No térreo, a arquiteta integrou os ambientes sociais com a área de lazer através de uma grande esquadria em vidro que se abre por completo. No andar superior, encontra-se a parte íntima, com os quartos voltados para a área de lazer e com visão privilegiada para o lago.
A piscina está inserida no mesmo nível do piso, sem bordas ressaltadas e com friso para captação da água em toda extensão, transformando-a em uma lâmina d'água e causando um efeito visual bastante atraente.
Os móveis são de design sofisticado, em tons neutros, com cores pontuais apenas nos objetos e quadros, com destaque para as obras de Marcelo Solá na sala de jantar. Todo o conjunto se torna assim harmonioso e agradável para o convívio da família.