CASA ALTA

Neste projeto do Arq-Urb destaca-se a volumetria da fachada em uma construção geométrica e funcional que prioriza a ventilação e a luz natural.

Com uma impecável volumetria na fachada, o projeto equilibrado e discreto mostra um interior que valoriza a integração com a área externa, ocupada em sua quase totalidade por uma ampla piscina. A construção geométrica e funcional privilegia a luz e a ventilação. Os profissionais da ARQ-URB explicam que usar um único terreno mantendo um bom índice de áreas verdes foi a principal motivação desse projeto. Para eles, a estrutura precisa dar liberdade ao desenho, o que fica evidente na variação da altura das lajes e nos pilares, ora embutidos, ora aparentes. Os painéis de vidro permitem a visão interior para a piscina e área verde, integrando todo o conjunto. As salas de estar e jantar se estendem para a varanda ao fundo, também com vista para o jardim, enquanto um mezanino articula os quartos no piso superior. Os arquitetos explicam que a casa tem um partido introspectivo, de pouco contato com a rua, embora o home-theatre e o escritório estejam voltados para a fachada e separados visualmente por um painel de vidro jateado.
O pé-direito duplo surpreende quem entra na residência, criando uma relação agradável entre interior e exterior. O lugar se torna ainda mais acolhedor com a integração dos amplos espaços de convivência e os grandes vãos. “Ao imaginarmos um projeto sem grandes pretensões formais, precisamos compensar essa introspecção criando espaços inusitados como a laje plissada da sala, formando dois níveis no teto, o que talvez seja a grande inovação visual do projeto”, ressaltam os profissionais. O interior clean e sóbrio destaca, ao fundo, o muro marromclaro e a rica vegetação formada por um conjunto de Costelas de Adão (monstera deliciosa), que dá o tom verde à área de lazer. Vasos de plantas de tamanhos variados levam a natureza para a área interna da casa, onde a composição de paredes brancas e mármore Bege Bahia é predominante.