RESTAURANTE SHIITAKE

A arquiteta Natalia Veloso trabalhou ambientes integrados, mas bem setorizados neste projeto para o restaurante oriental Shiitake

A proposta para o interior do restaurante especializado em culinária oriental foi um projeto contemporâneo e acolhedor, com ambientes integrados visualmente, mas bem delimitados. A arquiteta Natalia Veloso transformou os 404 m² da edificação existente e inseriu elementos que remetem ao tema oriental, como as ripas de madeira, utilizadas para definir os espaços das mesas do salão principal, criando um cenário sofisticado e dando a sensação de movimento.
Ao todo, são cinco áreas distintas: espera, bar, restaurante, sushi-bar e ambiente externo. Não há, no entanto, barreiras visuais entre elas, a diferenciação se dá por meio da decoração. O bar, com bancadas em mármore preto e revestimento em vidro cinza, foi posicionado no centro do restaurante e, além da sua dupla função, pois funciona como bar à noite e apoio para montagem do bufê no almoço, tornou-se também um elemento de destaque.
O sushi-bar segue a mesma cartela de cores dos demais ambientes, onde predominam os tons de cinza e preto, quebrados pela cor da madeira e pelo forro de bambu natural. Natalia Veloso ainda incluiu outros elementos naturais no espaço, como a parede de mini seixos pretos no interior do sushi-bar, e deu destaque à parede de pedras existente, com prateleiras iluminadas por fitas de LED.
O Restaurante Shiitake é um espaço atemporal, mas aconchegante. A arquiteta soube especificar materiais e peças de decoração que humanizam os ambientes e, ao mesmo tempo, dão forma a um local refinado.