LIVING MOSTRA ARTEFACTO

O ambiente criado por Giovanni Borges para a Mostra Artefacto traz referências do rústico-chique, dispensando excessos

Giovanni Borges buscou no rústico-chique a inspiração para este estar duplo, concebido para uma pessoa de gostos refinados e que tem como hobby a leitura, as artes e as viagens, dispensando, no entanto, os excessos na vida e na decoração. Elementos naturais como pedra, madeira, couro, linha e seda humanizam e propiciam conforto ao ambiente intimista, que recebeu uma iluminação em tom âmbar amarelado em uma distribuição que valoriza os objetos sem, contudo, provocar desconforto ao usuário.
Os sofás foram dispostos em paredes opostas para estimular a interação, ficando as poltronas como peças complementares. Na entrada do ambiente foi instalada uma parede revestida em pedra-ferro que evidencia o toque rústico do espaço. Sobre ela, dois espelhos com moldura bisotada fazem um jogo interessante, valorizado pela iluminação focada. A persiana horizontal tem lâminas de madeira ladeada por xales em seda listrada, que controlam a entrada da luz natural, enquanto réguas em ipê encerado, retirados de um antigo apartamento sendo assim um material sustentável, cobrem o piso.
Definindo o segundo estar, um painel em espelho confere amplitude ao ambiente e quebra sua linearidade por ter sido instalado de maneira a projetar-se para fora da parede em cerca de 8 cm e a distanciar-se em torno de 40 cm do forro e do piso, o que provoca a sensação de que ele está flutuando.
No uso das cores, a preferência recaiu sobre os tons ferrosos, indo do marrom camurçado ao café e  seus tons intermediários, quebrados apenas pelos off white do linho dos sofás, pela seda do xale da persiana, pelos tapetes e pela textura especial aplicada em uma das paredes.