ARTE DECOR

No projeto para a loja de decoração, o escritório Arq-Urb reconstituiu o desenho original da antiga residência da década de 60, adaptando-a aos novos usos

O projeto para esta loja de decoração previa a demolição de uma antiga residência da década de 1960, já bastante deteriorada pelo uso comercial. Tecnicamente, a frágil estrutura com lajes apoiadas em alvenaria, a ausência de pilares e a falta de informação sobre as fundações não  deixava alternativa ao escritório Arq-Urb. Mas do ponto de vista humano, da história da cidade, tratava-se de um dos últimos resquícios do antigo conjunto Lar Brasileiro, que renovou a tipologia da arquitetura na cidade daquela época.
Com o aval do cliente, os profissionais propuseram a reconstituição do desenho da casa que resistia. As lajes foram escoradas recebendo novas fundações, pilares e uma nova estrutura invertida que solidarizou todo o conjunto. Com a demolição das paredes internas, surgiu o belo desenho original das lajes em asas de borboleta. Ao fundo, um novo volume vertical com pé-direito duplo foi projetado completando o conjunto. Um espelho d’água separa e integra o novo e o antigo, cortando o terreno ao meio.
A loja precisava também de grandes aberturas de luz para exposição de persianas e de toldos, demonstrando as possibilidades e a eficiência do material comercializado. A solução foi a criação de pequenas aberturas no edifício existente e grandes vãos com pé-direito duplo no volume vertical. Um vestígio do seu tempo, um fragmento da história, no antigo edifício também se reconstituíram os espaços verdes originais ao longo dos afastamentos laterais.