CASA LIZ E SOFIA

A vista para mata foi o ponto de partida para o arquiteto Pedro Ernesto Gualberto conceber este projeto para sua própria residência

Esta residência, situada no condomínio fechado Alphaville Cruzeiro, tem, como ponto forte, a vista para a mata. Todo o projeto foi desenvolvido a partir desta premissa, pois o arquiteto Pedro Ernesto, que concebeu o projeto para sua própria família, e teve como desafio ser seu próprio cliente, desejava aproveitar ao máximo a natureza circunvizinha. Além disso, a casa reflete as grandes paixões de Pedro e de sua esposa Leandra, que apreciam arte e design, sem deixar de ser acolhedora e de comportar, com conforto, as inúmeras recepções que o casal costuma oferecer.
As laterais da construção foram reservadas ao paisagismo e à implantação de árvores frutíferas. Por isso, o programa previu a colocação da área de serviços e da cozinha planejada no centro da residência, protegidas por um muro de pedras. Como a cozinha não se comunica diretamente com a varanda, o arquiteto, a pedido da esposa, implantou na área externa uma gourmeteria totalmente equipada, contando, inclusive, com um fogão industrial e mesa para 16 lugares. Essa área foi bem valorizada no projeto, pois a dona da casa, além de excepcional designer de interiores, é uma prestigiada cozinheira.
A casa, que ficou totalmente voltada para a mata, possui fachada revestida em pedra-ferro e o hall de entrada também ganhou uma parede com revestimento do mesmo material. Uma escadaria em madeira rústica dá acesso aos ambientes sociais, tendo abaixo um espelho d’água. O imponente living com pé-direito de quatro metros é composto por sala de estar e de jantar. Neste ambiente, o arquiteto elegeu uma porta de piso ao teto que se abre para o espelho d’água, promovendo a ventilação cruzada. O destaque da sala de estar são as grandes aberturas horizontais para entrada de luz natural, situadas junto ao piso. Como o arquiteto possui uma rica coleção de telas, esta solução arquitetônica liberou a área mais alta das paredes para as obras de arte. Já na sala de jantar, Pedro reservou um espaço, com revestimento em madeira, para uma adega e para degustação.
living é aberto para a varanda que possui pé-direito com alturas diferentes. A continuidade destes espaços é garantida também pelo piso em mármore travertino. Em dias de festa, que são comuns na agenda da família, a varanda pode ser integrada à garagem, aumentando a área para receber convidados. Mantendo a ideia de Pedro do máximo de conexão com o verde, a varanda recebeu um jardim vertical que humaniza ainda mais o ambiente. Todo o projeto paisagístico da residência leva a assinatura de Neusa Baiocchi, com colaboração de Henry e Eryck Teles. A área de lazer possui um amplo deck, piscina com fundo infinito, bar molhado e raia de 20 metros, além de todo apoio de banheiros e vestiários.
A área íntima da residência, localizada no pavimento superior, é composta por quatro suítes e uma sala íntima. As suítes das filhas do arquiteto têm vista para a mata e possuem uma sacada comum que faz comunicação entre elas. A suíte de hóspedes e a sala íntima, que ficam voltadas para o norte, receberam brises devido à isolação. Já a suíte do casal possui closet e o diferencial de uma banheira de hidromassagem na varanda com vista para a mata.

Projeto publicado no Anual Design Goiânia - 5ª Edição.

COMENTÁRIOS

  • Tatiara Aguiar - 17/08/2014 19h29
    Muito lindo o lazer, porem, tambem concordo com Andressa Araujo, deveria ter mas visao na entrada, a casa é muito acochegante e agradavel, devido a frente da casa nao se imagina a disposiçao dos ambientes.
  • Andressa Araujo - 26/01/2013 14h18
    Boa Tarde Linda a casa, apenas poderia ter mais fotos da visao que se tem quando se entra na casa, para podermos entender melhor a disposicao dos ambientes.

FAZER COMENTÁRIO

* Campos obrigatórios. Seu email não será divulgado.