CASA JOSÉ AUGUSTO

Localizado no Alphaville Ipês, o projeto foi realizado em 2003 com área construída de 1000 m². Fotos de Edgard Cesar e Nicola Labate.

O arquiteto Pedro Ernesto coloca este projeto entre seus trabalhos mais emblemáticos, pois, além de ter sido seu primeiro projeto residencial, as soluções estéticas e técnicas, aliadas à satisfação dos proprietários com o resultado final, abriram as portas para novos trabalhos. Os clientes desejavam um ambiente descontraído que oferecesse momentos de descanso e lazer em contato com a natureza. Dessa forma, o arquiteto usou seu talento e sensibilidade para criar uma residência de linhas retas e arrojadas, com recortes transparentes nos volumes geométricos, que são valorizados durante a noite, pelo projeto luminotécnico.
 
A integração com a área verde é o ponto forte do projeto, e Pedro procurou explorar bem os ambientes sociais amplos, arejados, com pé-direito duplo e com livre acesso à varanda e ao lazer, aumentando a sensação de continuidade entre interior e área externa. A distribuição dos espaços foi concebida para que a moradia, apesar do seu tamanho, cerca de 1.000 metros quadrados, transmitisse a sensação de acolhimento.
 
A sala de estar possui pé-direito duplo e é integrada ao home, trabalhando o conceito de ser uma área tanto para recepção de amigos e convidados como um espaço de convivência familiar. As salas de almoço, jantar e a adega estão localizadas em áreas independentes. O mobiliário dos ambientes sociais possui traços modernos, e o da varanda tem um ar de rusticidade, resultando em uma combinação bem interessante.
 
Na área íntima, merece destaque o banheiro do casal, com duas bancadas, ambas com espelho dupla face e separadas por um jardim que deu um toque verde ao espaço. Finalizando, na área de lazer, a piscina termina encontrando-se com a sauna envidraçada.