INSTITUTO ALVARO VALLE

Sérgio Borges criou um projeto corporativo atemporal e com uma dinâmica própria para este Instituto

Conforme as características pessoais do arquiteto e urbanista Sério Borges, o projeto para o Instituto Alvaro Valle é bastante engajado. O profissional procura sempre uma dinâmica equilibrada quando se trata de adequar arquitetura a funcionalismo em projetos corporativos. Exemplo disso é a abordagem moderna da recepção. Bela e atraente para quem chega, e uma oportunidade de marketing para os colaboradores, que aproveitaram a aplicação de um painel na entrada do Instituto para expor foto do patrono do local, valorizando sua trajetória política e reforçando a identidade institucional do escritório.

Além da função emblemática, a peça compõe com o granito do piso, que, combinado com as cadeiras da recepção e a parede em mosaico de geometrismos, cria um aspecto contemporâneo e elegante, e, principalmente, atemporal. Uma iluminação rente valoriza a textura e a volumetria do mosaico em pedras. O objetivo final da reforma era integrar dois andares de forma a manter a privacidade dos visitantes e permitir a livre circulação dos usuários.

Para este projeto, Sergio Borges teve liberdade criativa e pôde demolir todo o escritório original, mantendo apenas alguns banheiros, sem ter que aproveitar materiais. Pelo contrário, o arquiteto aprimorou o local especificando matérias primas nobres, como o granito que cobre todo o piso da recepção, tendo muito cuidado com a privacidade dos visitantes regulares e com o conforto sonoro. Utilizou piso coberto com um carpete elegante em risca de giz, e vidros que isolaram o acesso sonoro à sala de reuniões. Marcas que participaram do projeto: Atiwa, Marelli, Ampia, Kabala, Cinex, Paper House, Ar Frio.